Veja dicas para evitar golpes em compras da Black Friday, segundo a Febraban

Nesta sexta-feira (dia 24), acontece a megaliquidação mais esperada do ano: a Black Friday. Com o crescente interesse dos consumidores em ir as compras atrás de grandes descontos, aumentam as possibilidades de fraudes cibernéticas. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), quadrilhas aproveitam esta época para criar falsas lojas em redes sociais e enviar promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, além de patrocinar páginas fraudulentas em sites de busca apenas com o objetivo de fisgar vítimas. Diante disso, a entidade listou algumas dicas para o consumidor fazer compras seguras.

“Sempre fique muito atento. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1 mil, mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300? Há fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Pare, pense e desconfie. Pode ser golpe”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Segundo a entidade, um dos golpes mais comuns é quando os golpistas clonam sites de redes varejistas famosas e incluem uma letra a mais no endereço do site, o que muitas vezes fica imperceptível para o cliente. Eles também trocam uma letra “o” pelo número “0”, fazendo com que o consumidor não perceba que está em uma página falsa.

Por isso, é importante o consumidor digitar diretamente o endereço da página que deseja na barra do navegador, dispensando qualquer link que lhe tenha sido oferecido via SMS, e-mail o WhatsApp, dando também preferência a compras em lojas conhecidas.

Outra situação comum de golpe envolve lojas em redes sociais. Em geral, são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas do que o normal, recheadas de depoimentos positivos de supostos compradores satisfeitos. Neste caso, é preciso ter cuidado redobrado.

“Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações”, diz Adriano Volpini

Confira as dicas

  1. Desconfie de empresas que exigem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos.
  2. Verifique atentamente as formas de pagamento oferecidas pela loja e desconfie quando poucas opções são oferecidas.
  3. Desconsidere promoções cujos preços sejam muito inferiores ao valor real do produto. Os golpistas aproveitam a empolgação dos consumidores para coletar informações.
  4. Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar os consumidores. Verifique se a página tem selo de autenticação e um número de seguidores compatível. Acenda o alerta em caso de páginas recém-criadas.
  5. De preferência para o uso de cartão virtual nas compras feitas pela internet.
  6. Se quiser fazer uma compra presencial com cartão, confira o valor apresentado na tela da maquininha de cartão antes de digitar sua senha. O mesmo vale antes de aproximar um cartão para efetivar o pagamento. Nunca o aproxime sem olhar a quantia cobrada.
  7. Insira você mesmo o cartão na maquininha, para impedir que o mesmo seja trocado por outro. Caso entregue o cartão ao vendedor, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
  8. Em caso de pagamento com Pix, faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Se o lojista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem vai receber o dinheiro. Faça a transferência somente depois dessa verificação. A mesma dica vale para pagamentos com boletos. Cheque todos os dados da cobrança.

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