Pessoas em situação de rua recebem atendimento médico em Paço do Lumiar

Destinada aos usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), encerrou nessa terça-feira(12), a “Iª Semana de Conscientização e Luta Pelos Direitos da Pessoa em Situação de Rua”.

Para hoje(22), o ponto alto das atividades de encerramento foi a oferta de serviço de consultas médicas, com clínico geral, além de encaminhamentos para especialidades nos postos de saúde no SUS. O evento foi pensado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, para evidenciar a importância do dia 19 de agosto, data que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.


“O Centro Pop tem sido um grande apoio para esse público. Além da comida, os visitantes podem tomar banho, lavar roupas e descansar, ou seja, ter acesso a coisas que podem parecer simples, mas bem escassas em situação de rua, como água tratada para matar a sede. Ou ponto importante é o acolhimento, o que traz para o usuário a reafirmação do sentimento de pertencimento à sociedade, algo que extremamente tolhido pelo simples fato de estarem nas ruas e serem vistos à margem”, ressaltou a secretária Adjunta da SEMDES, Gracilda Lima.

A programação para a Semana foi estruturada pela coordenação do equipamento inaugurado pela gestão da Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), a pouco mais de um mês, de modo a incentivar aos usuários a valorização pessoal e fomentar a vivência em grupo social.

“Houveram diversas ações ao longo da semana, visando informar aos usuários do Centro, sobre seus direitos, benefícios e serviços aos quais eles podem ter acesso. Além disso, a programação aliou a momentos de descontração e debate, roda de conversas entre outras atividades importantes, que os ajudem a vencer barreiras e sair da condição de rua”, a coordenadora Guaracy Moreira..

Com pouco mais de um mês de funcionamento, o Centro POP foi inaugurado no dia 11 do mês passado, por determinação e empenho da prefeita Paula Azevedo, com a missão de prestar atendimento e auxílio às pessoas em situação de rua. Desde então, o espaço passou a atender cerca de 40 pessoas todos os dias. A cozinha já serviu perto de 2.300 refeições entre café da manhã, almoço e jantar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x