Governo do Maranhão lança aplicativo ‘São João do Maranhão’ para divulgar programação junina e informações turísticas do estado

Para divulgar e facilitar o acesso da população e turistas a todas as informações sobre o Maior São João do Mundo, o Governo do Maranhão lançou o aplicativo ‘São João do Maranhão’. Por meio do app, além de ter acesso à programação completa dos arraiais, o usuário também tem informações sobre a rede hoteleira, restaurantes, belezas naturais e a cultura do estado. O aplicativo está disponível para download para aparelhos Android e IOS.

O aplicativo ‘São João do Maranhão’ foi lançado em 2022, mas para 2023 foi totalmente reformulado. O relançamento oficial aconteceu dia 30 de maio durante o lançamento da programação do Maior São João do Mundo. Desde seu lançamento, o aplicativo já teve mais de 11.400 downloads.


“Nesta nova versão nós incluímos diversos novos itens, principalmente para os turistas que vem passar o São João no estado. Então, a pessoa tem acesso à rede hoteleira e de restaurantes na área dos arraiais, por exemplo. Clicando no hotel ou restaurante dentro do aplicativo é possível saber a localização exata por meio do aplicativo de mapas do próprio celular entre outras informações importantes”, explica Roberta Gomes, secretária-adjunta de Marketing e Canais Digitais da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) do Governo do Maranhão.

Programação dos Arraiais

No aplicativo o usuário tem acesso à programação completa dos arraiais como a do Arraial do Ipem, que foi aberta oficialmente no domingo (04) já está completa no aplicativo. A programação será atualizada à medida que os arraiais iniciarem sua programação, mas já possível saber quais são os arraiais oficiais da programação do Maior São João do Mundo bem como seu período de programação e localização.

Além da programação detalhada por dia em cada arraial, clicando em “como chegar” a pessoa é direcionada diretamente para o aplicativo de mapas do seu celular para saber qual o melhor percurso até o arraial.

À medida que a programação dos arraiais for chegando ao aplicativo o usuário será informado por meio de notificações em seu celular. “A gente orienta às pessoas que ao baixarem o aplicativo ativem as notificações para receberem estas, outras informações e novidades que cheguem ao aplicativo”, ressalta Roberta Gomes.

Informações dos Turistas

Uma das principais novidades do aplicativo ‘São João do Maranhão’ é que ele contém diversas informações fundamentais para os turistas que visitarem o estado durante os meses de junho e julho, quando acontece a programação do Maior São João do Mundo.

Na seção ‘Hotelaria’ o usuário encontra informações sobre os principais hotéis, hostel e pousadas da cidade. Clicando no estabelecimento é possível ver sua localização. O aplicativo também exibe um contato telefônico e permite até mesmo acessar o site do local para ver imagens das instalações e, se for o caso, já fazer a reserva do quarto.

O mesmo acontece na aba ‘Gastronomia’ onde estão os principais restaurantes e lanchonetes do entorno dos arraiais. Além da localização e contato telefônico, o usuário pode acessar o site do local e conferir maiores informações como o cardápio e até fazer a reserva de mesa.

Na aba ‘Conheça o Maranhão’ está disponível uma playlist de vídeos sobre as belezas naturais e arquitetônicas do estado, receitas de pratos típicos da culinária maranhense, curiosidades sobre o estado, sobre a programação dos arraiais, a toada-jingle oficial do Maior São João do Mundo entre outros.

Para que todo mundo fique bem informado sobre tudo que está rolando no São João como as ações do Governo do Estado para divulgar a programação, os preparativos, as apresentações entre outras foi criada a seção ‘Notícias’ onde são carregadas todas as matérias divulgadas pela Secom relativas ao São João do Maranhão.

Tem ainda a aba ‘Participe’ onde o usuário pode mandar mensagens para o Governo do Estado.

“É um aplicativo muito completo. Dá para conhecer bastante o Maranhão, sobretudo os turistas. Ele tem todas as informações que estão no site oficial do São João com a facilidade de ser acessado direto pelo celular. Nós do Governo do Maranhão estamos usando todas as ferramentas de comunicação disponíveis para divulgar o nosso São João”, afirma Roberta Gomes.

O site oficial do São João do Maranhão 2023 pode ser acessado pelo endereço [url=https://saojoao.ma.gov.br/]https://saojoao.ma.gov.br/[/url].

Divulgação

Para divulgar o aplicativo ‘São João do Maranhão’ estão sendo realizadas diversas ações. Entre elas está o receptivo de turistas que está sendo realizado pelas secretarias de Estado de Turismo (Setur) e Cultura (Secma) no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Por meio da ação quem chega ao aeroporto da capital é recebido com apresentações de atrações tradicionais do São João do Maranhão. Além de assistir uma prévia do que verá nos arraiais da cidade, a pessoa recebe um folder com informações sobre a programação junina. No folder também tem um QR Code por meio do qual a pessoa pode baixar o aplicativo em seu celular.

Por meio de parceria com a Secma e a Setur, a Secom fará a distribuição de adesivos com o QR Code para download do app. O aplicativo será distribuído em táxis, carros de aplicativo, na rede hoteleira, restaurantes e diversos outros locais para que os turistas possam baixar o app e ter acesso à todas as informações disponíveis na ferramenta digital.

Também será divulgada uma peça publicitária para TV para que a população maranhense também possa baixar o aplicativo, pois a programação do Maior São João do Maranhão também acontece em diversas cidades do interior.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x