Governo do Maranhão fortalece desenvolvimento dos municípios com entrega de obras de educação, saúde e cidadania

O Governo do Maranhão cumpriu uma extensa agenda de inaugurações de escolas indígenas e militares, unidade de saúde e Viva/Procon, além da entrega de kits esportivos e equipamentos agrícolas nos municípios de Itaipava do Grajaú, Presidente Dutra e Bela Vista neste sábado (24). Desta forma, o governo fortalece o desenvolvimento regional nas áreas de educação, saúde, cidadania, defesa do consumidor, esporte e lazer.

Ao longo do dia de entregas o governador Carlos Brandão destacou a importância das ações para o desenvolvimento do estado. “Levamos novas escolas para a população, incluindo os povos indígenas, mais acesso aos serviços de cidadania, de saúde, kits esportivos e equipamentos para fortalecer o trabalho dos pequenos produtores”, detalhou o governador, acrescentando que novas obras também foram anunciadas.

“Nosso governo é um governo municipalista, que trabalha em parceria com as prefeituras para desenvolver os municípios do nosso estado”, completou Brandão.


O sábado de compromissos começou em Itaipava do Grajaú, onde foram inauguradas duas escolas indígenas. A Unidade Integrada de Educação Especial Indígena na Aldeia Tupan vai atender alunos de 20 residências do entorno. Já a Unidade Integrada de Educação Especial Indígena na Aldeia Cibirino conta com duas salas de aula para atender uma demanda de 22 residências no entorno da escola.


Também foi inaugurada uma unidade do Viva/Procon no município, ampliando para 72 o total de unidades em todo o estado. A partir de agora, a população do município conta com serviços de emissão de documentos, serviços de cidadania e proteção ao consumidor.

“Estas obras completam todo o ciclo de serviços públicos que o governo do Estado está ofertando para o nosso povo nas áreas da educação e da garantia dos direitos básicos e da cidadania”, destacou o prefeito de Itaipava do Grajaú, Junior do Posto.

Além das inaugurações das obras das unidades de ensino e do Viva/Procon, o governador Carlos Brandão anunciou a construção de novas unidades de ensino e de sistemas de abastecimento de água no município.

Para fortalecer a prática de esportes em Itaipava do Grajaú, foram entregues kits de material esportivo composto por camisas, calções, meiões, bolas, redes, apitos com cordão e jogos de cartões. Com isso, o governo fortalece os eventos esportivos na cidade, apoiando o atleta e o profissional do esporte.

A agricultura familiar de Itaipava do Grajaú também foi beneficiada com a entrega de roçadeiras, modernizando a produção. E para incentivar a pesca artesanal também foram entregues para a prefeitura motores de canoa, integrando o Programa Comida na Mesa, cujo objetivo é beneficiar as associações e cooperativas de pescadores artesanais nos municípios maranhenses, além de fortalecer a cadeia do pescado no Maranhão.

Presidente Dutra

A segunda parada do dia foi no município de Presidente Dutra, onde foi inaugurada uma unidade do Colégio Militar Tiradentes. A escola conta com videomonitoramento, refeitório, quadra de esportes, cozinha, além de outras instalações para atender 544 alunos dos anos finais do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, informou que a inauguração faz parte da atual política de expansão dos colégios militares no Maranhão. “Atualmente, são 50 unidades instaladas em todo o Maranhão que se destacam não apenas pela qualidade do ensino, mas também pelos princípios de disciplina e hierarquia que são fundamentais para formação dos cidadãos”, disse.

O prefeito da cidade, Raimundinho da Audiolar, afirmou que a inauguração da escola é um desejo antigo da população. “A nossa educação sai muito fortalecida com essa inauguração, pois o Colégio Militar vai deixar nossos alunos mais preparados. É notória a qualidade do ensino e os bons resultados obtidos pelos alunos”, comentou.

O esporte do município também ganhou mais incentivo com a entrega de kits de material esportivo, totalizando 1.890 itens. São camisas, calções, meiões, bolas, redes, apitos com cordão e jogos de cartões.

Bela Vista

A agenda de entregas foi concluída em Bela Vista com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Josenir Ferreira Lima, no Povoado Lulu, ampliando o acesso da população aos serviços da atenção primária como cuidados aos hipertensos e diabéticos, vacinação, atendimento em pediatria, clínica geral e outros.

O prefeito de Bela Vista, José Augusto Sousa, destacou a importância da parceria que o governo do Estado tem mantido com os municípios. “Este posto de saúde era muito aguardado pela população e vai melhorar muito nossos serviços de saúde. E, além destas entregas, já foram anunciadas mais obras. É muito importante que o governo faça uma gestão municipalista, pois as prefeituras das pequenas cidades enfrentam muitas dificuldades. Somente desta forma as cidades podem se desenvolver”, declarou.

Na ocasião, o governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado de Agricultura Familiar (SAF), entregou recibos da Categoria Agricultor Familiar (CAR) por meio do projeto mais Sustentabilidade no Campo, promovido em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para apoiar a inscrição dos Cadastros Ambientais Rurais em 182.500 imóveis rurais nos 217 municípios do Maranhão.

Bela Vista é mais um município onde o governo está fortalecendo o esporte. Foram fornecidos kits de material esportivo, totalizando 1.890 itens. São camisas, calções, meiões, bolas, redes, apitos com cordão e jogos de cartões.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x