Enem 2023: inscritos que têm locais de prova a mais de 30 km de casa poderão fazer a prova em outra data

O Inep divulgou nesta segunda-feira que estudantes que foram alocados em escolas com distâncias acima de 30 km de suas casas poderão fazer a prova de reaplicação do Enem, marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. Cerca de 50 mil estudantes atendem esse critério, segundo o instituto.

Como pedir a reaplicação

  • O Inep informou que a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) terá um canal específico para o pedido
  • Essa requisição poderá ser feita entre os dias 13 a 17 de novembro

Essa foi a solução apresentada para a insatisfação dos estudantes que desde terça-feira têm reclamado muito a respeito da alocação dos candidatos neste ano. Segundo o instituto, os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos, o que significa em torno de 50 mil candidatos, e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

“Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de 30 (trinta) quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados”, informou o Inep.

Ainda segundo o instituto, não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. “Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada”, informou o Inep.

Na semana passada, O GLOBO mostrou a história de diversos estudantes que foram alocados em escolas muito distantes. Camille Gomes, de 17 anos, mora em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, e foi alocado a 66km de casa. Para piorar, a jovem afirma ter declarado ao Inep que necessita de atendimento especial, por ter miopatia central core (MCC), doença neuromuscular que dificulta sua locomoção.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x