Ritual de Morte do Boi de Santa Fé: uma celebração de tradição e amor

No próximo domingo, dia 8, a partir das 17h, a magia e a tradição do Bumba Meu Boi se unem em um evento único: o Ritual de Morte do Boi de Santa Fé, que acontecerá em sua sede, localizada no Bairro de Fátima.

 O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, consagrado como patrimônio da humanidade em dezembro de 2019, possui um ciclo específico, constituído de ensaios, do batismo, das apresentações públicas e, por fim, do ritual de morte, fechando mais um período de existência para ressurgir no ano seguinte.

A temporada de 2023 do Boi de Santa Fé foi histórica, marcando não apenas os 35 anos de dedicação do grupo à preservação dessa riqueza cultural, mas também prestando homenagem aos 80 anos de vida do mestre Zé Olhinho, amo e fundador do Boi de Santa Fé.

Ao longo deste ano, mais de 50 apresentações encantaram o público nos arraiás e eventos juninos, levando a magia do Bumba Meu Boi para o Maranhão. Além disso, o grupo também realizou a terceira edição do projeto “Raízes do Bumba Meu Boi da Baixada”, que tem como objetivo manter viva a autenticidade do sotaque da Baixada Maranhense nas cidades da região. A edição de 2023, realizada em Olinda Nova, reuniu mais de 5 grupos de Bumba Meu Boi em uma celebração em praça pública. Além disso, o Boi de Santa Fé realizou a primeira edição do projeto “Oficinas de Transmissão de Saberes: os bordados do diamante brasileiro”, dentro da programação oficial do Mobiliza São Luís, onde os bordadores do boi realizaram oficinas de bordados e transmitiram essa tradição para 30 pessoas, com vagas esgotadas.

De acordo com Adriano Andrade, coordenador do boi, todo esse trabalho é fruto do planejamento e entrega de toda a diretoria, brincantes e parceiros do grupo.

“Somos uma família, a família Santa Fé. Todo esse trabalho é realizado por nós com amor, dedicação e respeito à nossa cultura, e resultou nesta temporada especial de 35 anos do nosso boi, com muitas apresentações e a realização de dois projetos significativos”, disse.

Programação do Evento:

 – 17h – Apresentação do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito

– 18h – Cortejo do Boi pela Comunidade

– 18h30 – Apresentação de Forró Pé de Serra (Na Asa do Carcará)

– 20h – Ritual de Morte do Boi

Não perca a oportunidade de participar desta experiência única, onde a cultura, a tradição e a renovação se entrelaçam.

O que? Ritual de Morte do Boi de Santa Fé

Quando? Dia 08, domingo, a partir das 17h00

Onde? Segunda Travessa D’Jard Ramos Martins, n5, Bairro de Fátima.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x