Programa Jovens do Futuro : O esporte como ferramenta de inclusão social e combate às drogas entre os jovens

O esporte, aliado a políticas públicas eficientes e transformadoras, é um importante instrumento de inclusão social, conscientização e promoção da cidadania, que comprovadamente tem o poder de afastar os jovens da criminalidade e do uso de drogas.

Preocupado com essa questão, o vereador Ribeiro Neto (Patriota), apresentou na Câmara Municipal de São Luis, um Projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade no parlamento municipal e que agora é  a Lei 6.950 de 2022, e trata sobre o Projeto Jovens do Futuro, que busca por meio do esporte, influir de maneira positiva no desempenho escolar e conscientizar a juventude sobre os efeitos nocivos das drogas.

Oportuno ressaltar que, segundo a UNESCO, onde existem programas esportivos direcionados a essa faixa etária, observa-se uma queda anual de 30% da criminalidade.

O PODER DO ESPORTE NO COMBATE ÀS DROGAS

Os efeitos positivos da atividade física são quase imediatos. Logo após o exercício, somos invadidos por um estado de relaxamento e diminuição da tensão emocional, além do alívio da ansiedade e até um efeito anestésico contra dores.

Assim como ocorre no uso de drogas, o corpo passa a ficar dependente dessas sensações, só que agora causadas por uma “droga natural”, a endorfina, que é produzida pelo próprio organismo. Quanto mais se pratica esporte, mais feliz e satisfeito fica. Por isso,  é tão importante utilizar o esporte no combate às drogas entre os jovens e adolescentes.

Nos siga nas redes sociais @ribeironeto.ma para acompanhar essas e outras ações do nosso mandato.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x