Em continuidade ao trabalho de ampliação da rede municipal de saúde de São Luís, o prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã deste sábado (19), a ordem de serviço para a construção da Clínica da Família Morada do Sol, na Zona Rural de São Luís, que beneficiará mais de 10 mil moradores da região.
Os trabalhos foram iniciados imediatamente após a assinatura da ordem de serviço e em pouco tempo os moradores do Residencial Morada do Sol e de comunidades vizinhas terão acesso aos serviços de saúde próximo de suas casas.
“É com muita alegria que assinamos hoje a ordem de serviço para a construção da Clínica da Família Morada do Sol. Esta unidade vai atender não apenas ao Morada do Sol, mas também ao Amendoeira, Santo Antônio e outras comunidades da região. Essa clínica da saúde também marca o novo modelo da assistência em saúde que está sendo implantado em São Luís. Aqui a população vai poder consultar, fazer seus exames, receber os resultados e os medicamentos de forma rápida, sem precisar sair do seu bairro para fazer tudo isso em outra localidade. Com isso, vamos diminuir o tempo de espera e as filas no nosso sistema de saúde e garantir mais dignidade para a nossa população”, destacou.
Acompanharam a solenidade de assinatura da ordem de serviço da Clínica da Família Morada do Sol, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; os secretários municipais de Saúde, Joel Nunes; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Dilmar Araújo, subprefeito da Zona Rural; e os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís; Marlon Botão (PSB); Karla Sarney (PSD) e Ribeiro Neto (PMN), que destinou emenda no valor de R$ 200 mil para a obra.
Quando for inaugurada, a Clínica da Família Morada do Sol contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família e beneficiará mais de duas mil famílias que moram no residencial, além de facilitar o atendimento para outros moradores da região. Com isso, a nova unidade de saúde municipal vai ampliar a oferta dos serviços para toda a Zona Rural de São Luís.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, a Clínica da Família Morada do Sol irá preencher um vazio assistencial na área.
“A determinação do prefeito Eduardo Braide é levarmos os serviços de saúde para as regiões onde não têm. Esta nova unidade de saúde vai garantir assistência com médicos especialistas, consultas de enfermagem, exames laboratoriais e de imagem e uma série de outros serviços da atenção básica para quem mora no Morada do Sol e outras regiões da Zona Rural”, informou.
Serviços de Saúde
Entre os serviços que serão oferecidos na unidade estão o acompanhamento da saúde da mulher e da gestante (pré-natal), acompanhamento da criança, incluindo triagem neonatal, e do adolescente, acompanhamento do homem e do idoso, acompanhamento do hipertenso e diabético, dispensação de medicamentos básicos, imunização e curativo.
A população também terá acesso a realização de consultas médicas com ginecologista, pediatra, consultas de enfermagem e consultas odontológicas, exames laboratoriais, ultrassonografia e eletrocardiograma.
Retomada das obras
O ato deste sábado marca a retomada da construção da unidade de saúde, que, segundo os moradores, estava com obras paralisadas há cerca de três anos, dificultando o acesso da população a serviços básicos de saúde.
De acordo com Maria José Castro, vice-presidente da Associação Beneficente da Morada do Sol, a unidade de saúde vai facilitar a vida da comunidade.
Ampliação do acesso à saúde
A ação faz parte do conjunto de obras da Prefeitura de São Luís que visam oferecer à população serviços de saúde mais acessíveis, com mais dignidade e com atendimento humanizado.
Desde o início da sua gestão, o prefeito Eduardo Braide já entregou mais de 15 unidades de saúde, entre as que foram totalmente requalificadas, a exemplo do Pronto Socorro do Anil, que foi totalmente reformado, reequipado e teve a equipe médica ampliada, e as que foram construídas já em sua gestão, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Batista Matos, localizada no bairro Alemanha.
Por meio deste trabalho, a cobertura da atenção básica passou de 38% para 62% com a implantação de novas 172 novas equipes de Estratégia Saúde da Família apenas no primeiro ano de gestão.