‘Pautas Femininas’ recebe hematologista Tiza Mascarenhas

Doação de sangue e doenças hematológicas foram os destaques do programa ‘Pautas Femininas’ desta segunda-feira (1º), na Rádio Assembleia. A convidada foi a médica hematologista Tiza Mascarenhas, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A médica explicou as etapas de doação de sangue e falou sobre o trabalho de ambulatório realizado no Hemomar. Ela ressaltou, ainda, a importância da doação voluntária de sangue, bem como o funcionamento do hemocentro, que atende todo o Maranhão.

“O Hemomar é dividido em dois setores: a hemoterapia, ou banco de sangue, que coleta hemocomponentes para distribuição à toda rede, ou seja, abrange o doador que passa por identificação, triagem e doação efetiva; e o ambulatório de atendimento e assistência à população, específico sobre doenças hematológicas, que recebe pacientes com encaminhamento”, destacou Tiza Mascarenhas.

A médica frisou que a doação voluntária de sangue é um ato de fraternidade e um gesto que salva vidas, por exemplo, de pacientes com doenças como câncer, ou que aguardam cirurgias, politraumatizados, entre outros. “O sangue é componente vital para o funcionamento do serviço de saúde como um todo, não somente da parte hematológica”, ressaltou Tiza Mascarenhas.

Para ser um doador de sangue, basta procurar o Hemomar. Antes de doar, o voluntário passa por uma triagem que avalia se ele está apto ou não para tal. Já para se cadastrar como doador de medula, é preciso se dirigir ao hemocentro, passar pela triagem (que verifica se o pretendente preenche os critérios) e fazer a coleta do sangue.

“Não é uma doação. Se assemelha a um exame comum de sangue, que se faz em laboratório. Esse sangue é cadastrado no Banco Nacional de Medula Óssea”, explicou a médica.

O programa Pautas Femininas vai ao ar às segundas-feiras, das 14h às 15h, pela Rádio Assembleia (96,9) FM. A apresentação é da jornalista Josélia Fonseca e da radialista Régina Santana. O programa também está disponível no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x