Papa Francisco passará por cirurgia de emergência nesta quarta-feira

Pontífice deverá ficar no hospital por ‘vários dias’ para se recuperar, afirmou a equipe médica

O Papa Francisco, de 86 anos, passará por uma cirurgia de emergência sob anestesia geral na tarde desta quarta-feira no hospital Gemelli, em Roma, devido ao risco de obstrução intestinal, informou o Vaticano em comunicado. É a segunda operação que Francisco realiza no intestino em pouco menos de dois anos, em meio a problemas de saúde frequentes — entre eles uma pneumonia que o deixou internado por três dias em março — que geram preocupações nos fiéis.

De acordo com o comunicado do Vaticano, o religioso argentino de 86 anos será operado na parede abdominal e deverá ficar internado por “vários dias” para se recuperar. Mais cedo, o Pontífice havia participou da audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano, onde não fez nenhuma menção à operação planejada, e aparentou serenidade ao permitir que várias crianças subissem no papamóvel.

“A operação agendada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência na unidade de saúde durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa”, diz a nota divulgada à imprensa.

Laparocele, no jargão médico, é um tipo de hérnia que se forma sobre uma cicatriz resultante de cirurgia, cujos fatores de risco infecção de ferida prévia e idade avançada. Outros facilitadores para a doença são grandes cicatrizes, algo que o Papa tem devido a uma cirurgia prévia que realizou no intestino grosso em julho de 2021, quando passou 10 dias internado.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x