AL

Paço do Lumiar participa de Projeto do Ministério da Saúde de Ampliação da Atenção Primária à Saúde

FOTO: FERNANDO BOGÉA

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) irá desempenhar um papel de fundamental importância na elaboração do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária à Saúde, com o apoio técnico da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS). A iniciativa será coordenada pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão (SEMS/MA).

O evento teve início nesta terça-feira (15) e continuará até quinta-feira (17), sempre às 9h, na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, situada no Shopping Jaracati. Segundo o Superintendente Regional do Ministério da Saúde, Glinoel Garreto, Paço do Lumiar será modelo com a implantação do programa de atenção primária. “A cidade vai servir de inspiração para outros municípios do Maranhão. Esse projeto tem foco direto no cidadão. A ideia é tirar as pessoas do atendimento médico em hospital para a unidade básica de saúde”, destacou.

Durante as reuniões, são abordados tópicos essenciais, como a estratégia saúde da família, atenção primária prisional, equipes de consultório na rua, equipes de saúde da família ribeirinha, equipe multiprofissional de saúde indígena, e-multi, saúde bucal, aps digital, formação e provimento de profissionais, além do modelo de financiamento.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Oliveira, a cidade foi escolhida para ser referência na ampliação da atenção primária. “Nesses três dias, a equipe do Ministério da Saúde estará junto conosco para cooperar na expansão dos nossos conhecimentos e fazer com que a gestão consiga atuar de forma mais eficaz na saúde básica”, disse.

A participação da Prefeitura de Paço do Lumiar nesse projeto ressalta o compromisso em aprimorar os serviços de saúde, especialmente na área de atenção primária. Ao colaborar com a elaboração desse projeto, o município está contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população luminense.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x