Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta; saiba quem vai atualizar

A partir desta quarta-feira, 1º de junho de 2022, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato.

No entanto, não será necessário atualizar o documento, já que a troca não será obrigatória. Ela ocorrerá apenas para novas emissões.

A substituição será gradual e também à medida em que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via.

O que mudou?

A CNH atualizada recebeu uma tabela com os veículos em que o motorista pode conduzir.

Abaixo dela estará o quadro de observações, para informar restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, por exemplo.

O documento pode constar se a CNH é temporária (concedida a novos motoristas) sendo identificada com a letra P no canto superior direito, ou se é definitiva, com a letra D.

Outro detalhe é que a carteira de motorista brasileira vai se aproximar do padrão internacional, com sua identificação impressa em português, inglês e francês.

A habilitação conta também com padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

O QR Code impresso no verso do documento permanece. Ele permite ao motorista ter acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT), via aplicativo.

Carteira Nacional de Habilitação poderá ser expedida de forma física ou digital.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x