INSS dá dicas a segurados sobre como proteger dados pessoais e evitar cair em armadilhas de golpistas

Ligações fraudulentas, oferta de empréstimos fictícios e até supostas revisões de benefícios: as tentativas de golpes contra trabalhadores segurados e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são as mais variadas possíveis. Fazendo vítimas, principalmente entre os beneficiários mais humildes, os criminosos se aprimoram a cada nova empreitada, o que exige um olhar atento para que o segurado não caia em nenhuma armadilha.

Para ajudar o cidadão a manter seus dados em segurança, o INSS listou as principais iscas jogadas por fraudadores para roubar dados dos segurados. Confira abaixo:

Fique de olho e não caia em armadilha

  • O INSS não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, ou informações pessoais. Cuidado, pode ser golpe!
  • Recebeu mensagem por aplicativo de alguém se dizendo servidor do INSS? Bloqueie. O instituto não faz esse tipo de contato.
  • O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à agência da Previdência Social, e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.
  • Na saída do banco, tenha cuidado com abordagem de terceiros com oferta de crédito fácil. Pode ser golpe.
  • Todo serviço do INSS pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, que utiliza a plataforma Gov.br. Caso apareça outro “atalho” pela internet, desconfie.
  • Não forneça nome completo, CPF, cópia de documentos, comprovante de renda ou de endereço para desconhecidos. Seus dados são valiosos e em mãos erradas pode causar dor de cabeça.
  • O INSS não utiliza intermediários para concessão de benefícios ou pede depósito adiantado para liberação de recursos financeiros.

O instituto criou um canal de comunicação para que os titulares dos dados possam tirar dúvidas sobre as informações coletadas pelo órgão, por meio dos e-mails encarregado@inss.gov.br e lgpd@inss.gov.br.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x