Gedema e Senai firmam parceria para oferecer cursos à comunidade do Maiobão

A Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema), firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nesta segunda-feira (22), para oferecer cursos de qualificação profissional à comunidade do Maiobão, bairro beneficiado pelas ações sociais e educativas do Programa Sol Nascente, desenvolvido pelo órgão.

A assessora da Presidência, Rosana Vieira, que no ato representou a chefe do Legislativo Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), explicou que o objetivo do projeto-piloto “Construindo o Futuro através da Educação Profissional” é oferecer capacitação de qualidade em áreas indicadas pelos próprios beneficiários, visando à geração de emprego e renda.

“A orientação da presidente Iracema é oferecer capacitação de qualidade nesse projeto, em parceria com o Senai, o Senac e o Sebrae, para construirmos algo que realmente possa fazer a diferença dentro desse grupo, permitindo uma formação que venha contribuir com a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho”, disse.

Ela lembrou que o ‘Sol Nascente’ já traz benefícios para jovens, crianças e adultos assistidos pelo programa e que, agora, a capacitação beneficiará pais, avós, tios e outros membros da família, ampliando o seu alcance.

Trabalho

A coordenadora de Educação do Senai, Alessandra Brito, destacou o alcance da parceria e disse que o objetivo desse projeto-piloto é detectar as necessidades da comunidade em termos de qualificação profissional e inserir no mercado de trabalho, principalmente nas áreas como alimentação, vestuário, construção civil e metalurgia.

“Nosso objetivo é entender as necessidades da comunidade para que possamos agregar valores por meio da qualificação profissional, sabendo suas reais demandas. O Senai tem esse viés social de qualificar para o trabalho, mudando a realidade das pessoas no mundo do trabalho”, explicou.

A costureira Maria Aparecida Leitão, uma das beneficiárias do projeto-piloto, agradeceu ao Gedema por permitir sua qualificação. “O meu leque de costureira pode ser muito vasto. Posso fazer bolsa ou uma série de outras coisas dentro da área. É uma coisa minha, de vários anos, de querer empreender, mas precisava de alguém que desse esse estímulo. E essa qualificação veio em boa hora”, comemorou.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x