Festival com flores e plantas ornamentais de Paço do Lumiar movimentou domingo da Comunidade Vassoral

Um dos maiores polos de produção de flores, plantas e hortaliças, o Vassoral deverá ganhar sua Rota das Flores nos próximos dias. O anúncio foi feito nesse domingo (05), durante a realização do FESTFLORA 2023 – Festival e Exposição de Flores Tropicais, Plantas Ornamentais e Hortaliças da Comunidade Vassoral, pela prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PC do B), e o deputado estadual Carlos Lula, na presença de secretários municipais, produtores rurais e grande público presente ao evento.

O FESTFLORA foi aberto oficialmente com uma missa campal, com crianças da comunidade representando a biodiversidades das flores e plantas da região, conhecida em todo o Maranhão pela variedade e qualidade. A prefeita fez questão de visitar todos os stands e cumprimentar os produtores e barraqueiros do festival, organizado pela comunidade Vassoral há mais de 20 anos.

“Grande parte das flores, plantas e verduras comercializadas nas feiras de outros municípios do Estado sai da produção do Vassoral, que é um polo com grande potencial e que a gente tem orgulho em apoiar e trabalhar para fomentar ainda mais o desenvolvimento”, destacou a gestora.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Biné Amado, ressaltou que o Festival foi retomado em 2023 porque a gestão de Paço do Lumiar entende que eventos como esse, para a comunidade e economia local, trazem resultados efetivos e desenvolvimento. “O FESTFLORA esteve um tempo sem acontecer, mas retornou em 2023 para ficar, pois movimenta o turismo, o comércio e a economia do nosso município”, afirmou o secretário.

Outra secretaria que apoiou a realização do festival foi a de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), que já faz um trabalho de orientação e assistência técnica junto aos produtores e agricultores familiares de Vassoral. “A comunidade é só uma dos vários polos produtivos de Paço do Lumiar tem e nós temos muitos. Todas as feiras que tem dentro de São Luís, tem algo do nosso município comercializando, como flores, plantas, hortaliças, peixe, carte e o frango”, afirmou a secretária Júlia Assunção.

A organizadora do FestFlora, Carla Garcês, que também é proprietária do Viveiro Plantas Alberto, agradeceu o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar à realização do festival e informou que o evento deverá ter continuidade nos próximos anos. “Vamos trabalhar incansavelmente para que essa festa não prossiga por vários anos. As parcerias do Governo do Estado e da prefeitura são fundamentais para isso”, enfatizou.

O Festival foi prestigiado por autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru(Republicanos) e vários secretários, entre eles, a de Educação, Yanne Pessoa; de Desenvolvimento Social, Suely Abreu; de Planejamento, Jane Machado, de Finanças, Flávia Nolasco; Direitos Humanos, Hélica Silva; o adjunto da SEMAPA, Genilson Ramos; e da SEMICT, Ataíde Baiano.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x