Cirurgia bariátrica: tipos, quando fazer, vantagens e riscos

A bariátrica é um tipo de cirurgia de redução do estômago, com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Por ser um tipo de cirurgia que, na maior parte dos casos, é bastante invasivo, a cirurgia bariátrica geralmente só é indicada como forma de tratamento quando já se tentou outras formas de tratamento e não se obteve os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida da pessoa em risco.

Assim, antes de fazer a cirurgia bariátrica, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica com uma equipe multidisciplinar incluindo cirurgião, nutricionista, psicólogo, cardiologista e outras especialidades médicas.

Quem pode fazer a cirurgia

cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com obesidade acima de grau II que não mostraram resultados após vários meses de tratamento com dieta adequada e prática de exercício físico regular.

As cirurgias de redução de estômago geralmente são indicada para pessoas com idade entre os 16 e 65 anos, nos casos de:

  • IMC igual ou superior a 40 kg/m², sem perda de peso mesmo com tratamento médico e nutricional durante, pelo menos 2 anos;
  • IMC entre 35 kg/m² e 40 kg/m² com a presença de outras doenças, como pressão alta, diabetes, apneia do sono e gordura no fígado, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde também indica alguns casos em que a cirurgia bariátrica está desaconselhada e que incluem: ter um transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo o uso de drogas e bebidas alcoólicas; ter uma doença cardíaca ou pulmonar grave e descompensada; ter hipertensão portal com varizes esofágicas; ter doenças inflamatórias do trato digestivo alto ou sofrer de síndrome de Cushing por câncer.

Acesse o link abaixo e conheça mais sobre a cirurgia bariátrica:

Cirurgia Bariátrica: melhor solução para emagrecer? – YouTube

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x