Casos de Covid aumentam 80% no mundo, mas mortalidade cai

Os casos de Covid-19 detectados a nível mundial aumentaram 80% no último mês, embora a mortalidade tenha reduzido 57%, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última sexta-feira. Os números coincidem com a circulação da nova subvariante do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França durante o verão do hemisfério Norte.

Entre 10 de julho e 6 de agosto foram reportados cerca de 1,5 milhão de casos, o que representa um aumento de 80% em relação aos 28 dias anteriores. Já o número de mortos diminuiu 57%, alcançando a marca de 2,5 mil. Apesar disso, a OMS ressaltou que esses dados não refletem a situação real, uma vez que os testes de diagnóstico e o monitoramento da pandemia também tiveram queda.

Na região do Pacífico Leste, as infecções aumentaram em 137% no último mês, e as autoridades sanitárias dos EUA, Reino Unido, Índia, França e Japão também anunciaram um aumento moderado no número de casos. Em maio, a OMS decretou o fim da emergência sanitária da Covid-19, mas a instituição alerta que “o vírus continua circulando”.

— O vírus continua em circulação em todos os países. Continua a provocar mortes e a modificar-se — disse o diretor-geral da OMS  Tedros Adhanom na última quarta-feira. A organização alerta que a subvariante EG.5, chamada por alguns cientistas como “Eris”, é atualmente a mais detectada, e pode ser a responsável pelo aumento dos sintomas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x