Zanin toma posse no cargo de ministro do STF nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (3), o advogado Cristiano Zanin tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), assumindo a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente em abril ao completar 75 anos. A cerimônia de posse está agendada para as 16h.

Foram convidadas 350 pessoas. Estarão presentes amigos e familiares de Zanin, além de ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento.

A cerimônia de posso está programada para ter uma duração de aproximadamente 15 minuto. O início da sessão será conduzido pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Cristiano Zanin será acompanhado ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, sendo o primeiro o integrante mais novo e o último o mais antigo no tribunal.

Em seguida, o novo ministro prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal. À noite, um coquetel será oferecido por associações de magistrados.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x