Na sessão solene desta segunda-feira (6), de abertura do ano legislativo na Câmara de São Luís, o vereador Astro de Ogum (PCdoB), que foi o presidente da Comissão de Recesso, destacou, em seu discurso, a importância de que o Plano Diretor continue a ser discutido e aprovado neste ano.
O parlamentar pontuou que os trabalhos de avaliação do Plano Diretor vêm recebendo críticas, e destacou que é preciso enfrentar os comentários em função da relevância da matéria que está sendo discutida para a qualidade de vida da cidade.
“Não podemos aceitar essas críticas, pois estamos trabalhando com extrema responsabilidade. Fomos acusados nessa Casa, recentemente, de estarmos trabalhando para os empresários, mas o que acontece é que o Plano Diretor é para toda a população de São Luís, e não apenas de um seguimento”, disse.
O vereador reforçou a importância da Comissão de Recesso, designada pelo presidente da Câmara, Paulo Victor (PCdoB), como a responsável pela condução das discussões a respeito do novo Plano Diretor.
“Agradecemos a confiança. Queremos que o novo plano permita a geração de empregos e promova mais sustentabilidade, pois sem investimentos nesse sentido, não teremos crescimento”, salientou.
O vereador se dirigiu ao prefeito Eduardo Braide, presente na solenidade, e pediu que seja dada atenção especial à sustentabilidade na redação dos artigos do Plano Diretor, e enfatizou que é preciso ainda tratar da produção agrícola da zona rural da cidade.
“Hoje, o limão que temos em São Luís vem de outros estados porque a zona rural não tem apoio para produzir. É preciso tratar dessa produção, para que seja uma produção estratégica e sustentável, e isso não pode ser ignorado”, afirmou.
Astro de Ogum encerrou o discurso reforçando que, apesar das críticas ao novo Plano Diretor, as discussões continuarão. “Ninguém vai barrar o novo plano. A cidade de São Luís precisa dessas novas diretrizes, então iremos continuar o trabalho”, concluiu.