“Vamos deixar de exportar pacientes”, diz Carlos Lula em inauguração de ala para tratamento de queimados

O deputado Carlos Lula (PSB) participou, nesta terça-feira (2), da entrega da terceira etapa do Hospital da Ilha, que contou com a inauguração da Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ). O novo serviço foi apresentado durante a comemoração alusiva ao primeiro ano de funcionamento da unidade.

Carlos Lula enfatizou a importância do governo estadual manter a continuidade dos investimentos em serviços de saúde inéditos no estado. “O Hospital da Ilha já tem mais de 200 leitos com o governador Carlos Brandão dando continuidade às obras de expansão da unidade. Desde a entrega dessa unidade, já tínhamos o planejamento de ter uma Unidade de Tratamento de Queimados e hoje esse novo serviço está sendo entregue, dispondo, ainda, de uma câmara hiperbárica, que oferecerá um tratamento especializado, o qual não havia em hospital público ou privado aqui no Maranhão”, afirmou.

O governador Carlos Brandão destacou a importância da abertura do novo serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, inauguramos a ala de queimados, que será um marco na história do Maranhão. Com essa ala, nossos pacientes não terão mais que buscar atendimentos em outros estados. Pelo contrário, vamos nos preparar é para receber pessoas de outros estados”, afirmou.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, relembrou a atuação de Carlos Lula quando gestor da pasta, e do ex-governador Flávio Dino no fortalecimento da rede pública de saúde.

“Ao longo da construção do SUS no Brasil, vamos construindo histórias marcantes e hoje está sendo fincada mais uma bandeira na história da saúde no Maranhão, que é a Unidade de Tratamento de Queimados. O deputado Carlos Lula faz parte dessa história. Ele inaugurou essa unidade [Hospital da Ilha] com o então governador Flávio Dino e hoje o governador Carlos Brandão dá continuidade ao crescimento desses serviços”, ressaltou.

Com a inauguração da UQT, o Maranhão vai tratar os pacientes dentro do próprio estado pela primeira vez. “Essa é uma grande novidade, pois vamos deixar de exportar pacientes. Sempre que tivermos casos complexos de pacientes com queimaduras poderemos tratá-los aqui mesmo, sem precisar mandar para o Ceará ou Goiânia, locais para onde exportávamos esses pacientes. É o avanço do SUS no Maranhão”, pontuou Carlos Lula.

Novo serviço

A Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) dispõe de 19 leitos, sendo seis pediátricos e 13 adultos. O serviço funcionará 24 horas por dia, como retaguarda para pacientes encaminhados pelos serviços de emergência por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.

A nova ala conta com Sala de Cinesioterapia, que oferta um conjunto de exercícios terapêuticos para auxiliar na reabilitação e na melhora de regiões comprometidas do corpo, além de uma Sala de Balneoterapia, onde serão realizados banhos e troca de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.

A UTQ recebeu uma Câmara Hiperbárica, que possibilita a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares dos pacientes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x