Programa Melhor em Casa celebra 10 anos funcionando no Paço do Lumiar

Uma média de 36 mil atendimentos já foram realizados, dos quais 14.400 na gestão da prefeita Paula Azevedo.

Em todas as áreas, a gestão sob a batuta da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana da Grande Ilha, tem alçado avanços, provocando reflexo positivo na qualidade de vida dos munícipes. A solenidade realizada na manhã de ontem, no CSU, no Maiobão, para comemora “Bodas de Estanho”, ou seja, 10 anos em atividade do programa “Melhor em Casa” – é um exemplo desse feito.

Em 2013, a cidade foi à segunda no Estado a implantar o projeto que hoje, mensalmente, atende 300 pessoas em média. Em uma década, cerca de 36 mil atendimentos foram realizados, dos quais 14.400 mil nos últimos 40 meses.

Para a prefeita, a manutenção do programa é motivo para celebração. “Os números falam por si só, denotando o compromisso e a responsabilidade que temos em desenvolver uma política administrativa capaz de amenizar o sofrimento do povo que por muitos anos ficou esquecido”, disse a gestora.

O programa tem como objetivo levar atendimento médico domiciliar, através de equipe multidisciplinar, a pacientes com necessidade de reabilitação motora, crônicos sem agravamento e ou pós/alta hospitalar, que estão restritos ao leito. Para Danielle Oliveira, titular da Secretaria de Saúde, os avanços na pasta tem sido uma das principais marcas da atual gestão.

“A manutenção e qualidade dispensada nesse projeto, apenas, evidencia o trato, compromisso e cuidado para com as pessoas, que tem sido um marco da gestão Paula Azevedo. Ela tem zelo com o setor, por isso busca profissionais qualificados para atender à população, seja nas unidades ou em casa. Além dos técnicos envolvidos, os parabéns também vão para gestão, que vem se empenhando para oferecer serviços de qualidade aos luminenses”, frisou a secretária.

COMO FUNCIONA –
O programa Melhor em Casa permite que a equipe de saúde conheça melhor a rotina do paciente, podendo auxiliar positivamente para evolução do quadro clinico. “A atenção domiciliar é oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado integrado à rede”, explicou à coordenadora, Joangela Guimarães.

A dona de casa, Olga Freitas, falou com comoção da importância do atendimento domiciliar para a qualidade de vida de sua filha, paciente mais antiga do programa. “Minha filha é assistida pelo Programa desde o início e é esse atendimento que nos ajuda a mantê-la conosco. Só tenho a agradecer a equipe, a secretária e principalmente à prefeita, por garantir essa assistência, pois não dispomos de condições para pagar um plano de saúde”, declarou à senhora.

CUIDAR DO CUIDADOR –
Ainda durante a comemoração, a assistente social, Luciana Coelho apresentou o Projeto Cuidar do Cuidador. O projeto tem como objetivo promover ações que visem à melhoria na qualidade de vida e autocuidado dos cuidadores envolvidos no serviço de atenção domiciliar (Melhor em Casa) através de oficinas, dinâmicas, roda de conversas e momentos de lazer.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x