‘Pautas Femininas’ recebe fundadora do Instituto Silvia de Handebol

Nesta segunda-feira (8), o programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96.9), conversou com a ex-atleta olímpica Silvia Helena Pinheiro, fundadora do Instituto Silvia de Handebol, que atua no Bairro de Fátima. A convidada ostenta um vasto currículo, resultado de suas experiências fora do Maranhão e na Europa.

Durante o programa, a maranhense contou toda a sua história. Natural de São Luís e moradora do Bairro de Fátima, ela deixou o Maranhão aos 14 anos para morar em Blumenau (SC). Depois, jogou em vários estados e residiu também em São Paulo. De lá, seguiu para a Europa, tendo incursionado por vários países. Retornou a sua terra natal aos 33 anos para fundar o Instituto Silvia de Handebol.

“O esporte me abriu várias portas e me levou para a Seleção Brasileira de Handebol. Hoje, integro o staff administrativo da Seleção Brasileira Júnior, sendo a primeira ex-atleta a ocupar esse posto. Sou uma vida resgatada e transformada pelo esporte”, resumiu Silvia Helena.

Ela falou sobre o propósito da entidade, iniciativa de cunho social que prega os valores do esporte, o respeito às hierarquias, incentiva a convivência e estimula o desenvolvimento motor das crianças.

“O Instituto é aberto para quem quiser participar, inclusive para jovens de outros bairros, não somente do Bairro de Fátima. Inclusive, temos uma parceria com a Apae, o que torna esse projeto também uma proposta inclusiva”, explicou, acrescentando que o projeto também busca resgatar jovens em situação de vulnerabilidade e que já atendeu, até hoje, mais de 500 pessoas ao longo de 7 anos de existência.

Silvia Helena explicou, ainda, que as aulas acontecem aos sábados, das 8h às 10h, no Ginásio Gilberto Alves. “Para este ano, por enquanto, a nossa dificuldade está sendo conseguir captar recursos para a compra de uniformes para as crianças que se inscreveram”, disse.

A convidada fez um resumo de sua atuação no handebol. Entre outras coisas, participou de oito campeonatos mundiais, foi campeã da Liga Austríaca, da Copa Francesa, da Liga Espanhola, da Copa da Rainha, na Espanha, participou de dois Jogos Panamericanos e representou o Brasil no Chile, em 2022, entre outras coisas.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x