Onda de calor extremo nesta semana fará subir os termômetros acima dos 40 graus em um terço do país

O inverno termina com o início de uma onda de calor brutal, que tomará quase todo o Brasil e ameaça quebrar recordes devido à extensão, à intensidade e à duração previstas. As temperaturas sobem ainda mais a partir de quarta-feira, quando começa a primavera. Um domo quente, uma área de alta pressão atmosférica de tamanho e intensidade colossais, levará a temperatura para acima dos 40ºC em cerca de um terço do país.

O domo traz graves riscos para a saúde, a agricultura e aumenta muito o risco de queimadas, sobretudo, no Cerrado e no Pantanal, advertem cientistas. Porém, Amazônia e Mata Atlântica também estão em perigo devido à combinação de seca e alta temperatura. A maioria das capitais e áreas agrícolas está dentro da zona quente.

Todo o Brasil, à exceção de uma faixa do litoral do Nordeste do Sudeste e do sul do Rio Grande do Sul, ficará acima dos 30C. Os modelos meteorológicos indicam que a onda de calor vai até domingo no Sul e até a próxima terça-feira, dia 26, em boa parte do Sudeste.

Porém, o domo quente permanecerá estacionado numa vasta faixa do país, que inclui Centro-Oeste, Sul da Amazônia, a maior parte do Nordeste e partes de São Paulo e Minas Gerais, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). Nessa área, o calor não tem fim à vista.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x