O que é a Doença de Crohn, que levou Evaristo Costa à UTI?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato digestivo. Ela provoca inflamação crônica que pode levar a dores abdominais, diarreia, fadiga, desnutrição e perda de peso.

A doença levou o jornalista Evaristo Costa a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da Inglaterra, onde mora, na última sexta-feira, após complicações decorrentes do problema. Os sintomas que levaram o jornalista à UTI foram diarreias, febre e perda de peso. No hospital, precisou recorrer à morfina para aliviar as dores.

A inflamação causada pela Doença do Crohn pode ocorrer em diferentes partes do trato digestivo, mas o mais comum é que ela surja no intestino delgado. Dependendo da gravidade da inflamação, ela pode alcançar camadas mais profundas do intestino.

Entre as complicações estão estenoses (estreitamento do intestino), formação de fístulas (conexões anormais entre órgãos), abcessos e surgimento de pólipos. Em casos mais raros, pode causar problemas em outras partes do corpo, como articulações, pele, olhos e fígado.

A doença pode ser debilitante e, em alguns casos, levar a complicações graves que podem até resultar na morte do paciente. Não existe uma cura para a doença, mas os tratamentos costumam reduzir bastante os sintomas.

A causa exata da doença de Crohn não é conhecida, mas acredita-se que seja o resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x