Ministério da Cultura apresenta: De Onde Vem o Dinheiro? Uma Aventura Musical Para Crianças

Espetáculo infantil ensina conceitos de educação financeira e empreendedorismo para a criançada. Após temporada de grande sucesso em São Paulo, o espetáculo segue em turnê e chega em São Luís/MA.

 Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Pedro Garrafa, a peça faz da imaginação dos pequenos um espaço fértil para solidificar boas ideias e práticas. Depois de grande sucesso em São Paulo no Teatro Tucarena, o espetáculo chega pela primeira vez em São Luís, com o apoio institucional do SESC – MA.

Com a missão de ensinar para a criançada como lidar de forma responsável com o dinheiro e a empreender de maneira sustentável, a peça De Onde Vem o Dinheiro? Chega em São Luís/MA, dias 17 e 18 de novembro, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Escrita por Renata Mizrahi e sob a direção de Pedro Garrafa, o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira.

Esta produção fica a cargo da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.

Com leveza, muita música, simplicidade e humor, “De onde vem o dinheiro?” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico, fazendo da imaginação um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias.

Sobre o espetáculo:

A peça conta a história de Tina (8 anos), que mora no Sudeste, e Antônio, oTom Tom (8 anos), que recentemente se mudou para o Norte do país (Belém-PA). A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda da Marta, mãe da Tininha e de um game, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo. Utilizando-se de uma dinâmica divertida e recheada de músicas, orquestrada pela Rainha Bufunfa, que na verdade é a mãe, Marta, Antônio e Tininha aprendem sobre De Onde Vem o Dinheiro.

Finalmente, após um tempo e muitas aventuras, Tininha e Tom Tom se encontram na casa do amigo em Belém e ficam cheios de felicidades por se verem ao vivo e dão um belo abraço de amigos.

Sobre Renata Mizrahi – dramaturgia

Renata Mizrahi tem um portfólio de sucesso como roteirista e dramaturga. No cinema, ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, com direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa-metragem Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart.

É roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink; autora do curta-metragem “Bodas”, que estreou na mostra paralela do Festival de Cannes e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019.

Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte…(GNT); escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner; e formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob), que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT); “Vai que Cola” e “A Vila” (Multishow); a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres, entre outros.

Sobre Pedro Garrafa – direção

Pedro Garrafa é diretor, ator, dramaturgo, roteirista e professor de Teatro. Ganhador do Prêmio São Paulo (FEMSA) de Teatro Infantil e Juvenil como Melhor Texto e Melhor Espetáculo de 2015, por O ALVO, espetáculo de grande sucesso de público e crítica, e do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo texto e direção de NOMO, em 2019.

Pedro ainda assinou nos últimos anos, texto e direção de outros espetáculos como: Espartanos (2016), O Alvo – Hateclub (Parte 2 Em 2016) O Que A Dorothy Quer (2015), Nem Sonhando (2012), Enquanto O Mundo Explode (2010) E Oito A Zero, Os Futebóis Do País (2008). Como Diretor, Ainda Assinou O Espetáculo Fale Mais Sobre Isso (2015), de Flávia Garrafa, considerado a “melhor comédia de 2015 na escolha do público” pela Folha de São Paulo.

Sobre a WB PRODUÇÕES

Fundada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções é uma empresa realizadora de projetos culturais, que tem em seu DNA a missão de produzir experiências transformadoras ao público através da cultura brasileira. Há 16 anos no mercado, a WB realiza projetos originais, e também é responsável por grandes obras premiadas internacionais no Brasil.

É a produtora de mais de 20 projetos, dentre eles “Através da Iris”, de Cacau Hygino – homenagem a nova-iorquina Iris Apfel, interpretada por Nathalia Timberg; “Misery” da obra de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; “Três Mulheres Altas” (Three Tall Women) de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill; “Gargalhada Selvagem” (Laughing Wild) de Christopher Durang, com Alexandra Richter e Rodrigo Fagundes, dentre muitos outros.

Ficha Técnica

Idealização e Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles

Dramaturgia: Renata Mizrahi

Direção: Pedro Garrafa

Assistente de Direção: Rafael Cabral

Elenco: Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira

Trilha Sonora Original: Carlos Careqa

Iluminador: Cesar Pivetti

Cenografia e Figurinos: Paula De Paoli

Produção: Bia Mendes

Cenotécnico: Wagner José de Almeida

Aderecista: Gê Campelo

Assistente de Figurinos: Rubens Carvalho

Costura Figurinos: Zezé de Castro

Costura Cenografia: Ateliê Cecília

Preparadora Vocal: Mariana Nunes

Preparador Corporal: Cezar Rocafi

Visagista: Bruna Recchia

Produção Executiva: Aline Gabetto

Técnic e Operador de Som e Luz:

Designer Gráfico: Jhonatan Medeiros e Lydia Spinassé

Motion Design: JLStudio

Social Media: Ismara Cardoso

Coordenadora do Projeto: Letícia Napole

Gestão de Projetos: Deivid Andrade

Fotos estúdio: Priscila Prade

Fotos de cena: Leekyung Kim

Vídeos: gaTú Filmes
Ilustrações: Rayan Casagrande

Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia

Assessoria Contábil: Leucimar Martins

Gestão de Patrocínio: Incentiv

Apresentado por: Ministério da Cultura

Patrocínio: Nubank

Produção Local: Outro Planeta Produções

Realização: WB Produções

Serviço

De Onde Vem o Dinheiro?

Dia: 17 e 18 de novembro

Sexta às 19h e sábado às 17h

Teatro Sesc Napoleão Ewerton – Jardim Renascença, São Luís – MA

Ingressos: Gratuito – mediante a doação de 1 brinquedo, que será distribuído para redes de apoio a crianças carentes da cidade.

A retirada dos ingressos pode ser feita pelo site/app da Sympla

Capacidade: 241 lugares

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade. Haverá intérprete de LIBRAS nas duas apresentações. Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x