AL

Maranhão fecha mês de junho com índices positivos na segurança do Maior São João do Mundo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou o balanço parcial da Operação São João Seguro. Os dados apresentados na terça-feira (4) são referentes ao primeiro mês do maior São João do Mundo, que ocorre desde o dia 4 de junho, quando a temporada junina foi aberta oficialmente em São Luís, até o dia 31. Com as ações preventivas e ostensivas, não houve registro de ocorrências graves em nenhum dos circuitos oficiais.

“Estamos tendo um São João muito seguro, sem ocorrências graves. Reforçamos o efetivo das polícias Civil e Militar, bem como do Corpo de Bombeiros, não apenas nos espaços onde ocorrem as manifestações culturais, mas também nos bairros, para o trabalho integrado de combate e prevenção à violência. Dessa forma, os amantes da cultura popular maranhense, de dentro e fora do estado, se divertiram com segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Em todo o estado, 1.129 pessoas foram presas em flagrante neste período. Desse total, 174 prisões ocorreram na Grande Ilha e 955 em outros municípios. O Sistema de Segurança Pública do Maranhão também contabilizou a apreensão de 116,2 kg de drogas, recuperou 59 veículos roubados e realizou a apreensão de 250 armas de fogo.

Com a Operação São João Seguro foram mobilizados, diariamente, cerca de 500 policiais militares, além de 50 policiais civis e mais 100 bombeiros militares, em arraiais distribuídos em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, na Grande Ilha, além dos eventos de cidades do interior do estado, trabalhando para que a população, turistas e brincantes se divirtam com tranquilidade.

Além do reforço diário ao longo de todo o período junino, datas como o Dia de São Pedro (29) e o Dia de São Marçal (30) contaram com um planejamento estratégico diferenciado. Nas festividades de São Pedro foram mobilizados 200 policiais militares, além da Policia Civil e Corpo de Bombeiros. A data teve apenas um registro relevante, que foi um caso de lesão corporal. Já o São Marçal contou com o trabalho de mais de 360 policiais militares e cerca de 90 bombeiros, além das viaturas da polícia, também foi disponibilizado um caminhão de combate a incêndio para casos de emergências. Novamente, não foram registradas ocorrências graves.

O planejamento estratégico da Operação São João Seguro conta com o trabalho colaborativo e integrado do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar, envolvendo os diversos batalhões, o que possibilita o policiamento a pé, montado, motorizado e aéreo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x