Inscrições para o Enem 2023 seguem até o dia 16 de junho

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem). O prazo, aberto nesta segunda-feira, 5/6, segue até 16 de junho. Os interessados devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão nos dias 05 e 12 de novembro.

O Enem 2023 é voltado prioritariamente para estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio que já tenham concluído essa fase. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros”.  Pessoas privadas de liberdade também podem participar.

 ACESSO – As notas no ENEM podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem necessárias para financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

TAXA – A inscrição só será validada após o pagamento da taxa, no valor de R$ 85, que deve ser paga até 21 de junho. A guia de cobrança (boleto) é gerada na própria página do participante. Os interessados podem efetuar o pagamento da guia por meio de PIX, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. O resultado para quem pediu isenção de taxa foi divulgado em 19 de maio.

ACESSIBILIDADE – O Enem também oferece recursos de acessibilidade para quem tem deficiência, condições especiais para fazer a prova e tratamento pelo nome social. Quem necessita de atendimento especializado e do Tratamento pelo Nome Social, de acordo com o Edital, deve fazer a solicitação no momento da inscrição. A inscrição e a prova também são oferecidas em Libras.

INSCRIÇÕES: O interessado deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante com seu CPF e senha do gov.br. Já na página, deve clicar em “inscrição” e informar os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.

O site do Enem é didático, mas caso o participante tenha dúvidas, basta acessar as opções na página inicial de orientações, dúvidas frequentes ou tutoriais.

ENEM 2023

PRAZO DE INSCRIÇÕES: 5 a 16 de junho de 2023
Valor da taxa: R$ 85
Onde se inscrever: Página do Participante
Data da prova: 5 e 12 de novembro de 2023
Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
Aplicação para privados de liberdade/reaplicação: 12 e 13 de dezembro de 2023
Resultados: 16 de janeiro de 2024

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x