Governo do Maranhão e o Governo Federal seguem fortalecendo sua parceria inaugurando obras, realizando ações e implementando políticas em prol da população maranhense. Nesta semana, o governador Carlos Brandão recebeu a visita dos ministros das Cidades, Jader Filho, dos Transportes, Renan Filho, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, para a entrega de pavimentação de estradas, moradias e o lançamento de políticas para a garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Em todas as agendas em parceria com o Governo Federal o governador Carlos Brandão reafirmou a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento do Maranhão.
“Mais uma promessa cumprida pelo presidente Lula junto ao povo do Maranhão. A estrada que liga o povoado Baú, em Caxias, ao município de Timon, é mais uma obra importante que irá melhorar o fluxo de mercadorias e de viajantes, gerando emprego e renda para a população maranhense. Por isso a importância dessa parceria com o Governo Federal”, disse o governador Carlos Brandão.
Pavimentação de estradas
O agradecimento foi feito na sexta-feira (26), quando o ministro dos Transportes, Renan Filho, entregou mais uma obra de grande impacto para o Maranhão: o trecho de 100 quilômetros da BR-226, entre o povoado Baú, em Caxias, até a cidade de Timon.
Durante a entrega, Renan Filho destacou que o país sofreu com a redução dos investimentos públicos nos anos anteriores, mas que isso foi mudado a partir de 2023 e o Maranhão tem sido beneficiado.
“Esse aumento de investimentos garante a entrega de novas obras e a feitura de obras tão importantes como a duplicação da BR-135 para região metropolitana de São Luís. Essa semana eu estive em Santa Inês observando os efeitos das fortes chuvas e já consertamos a rodovia, a ponte do Exército está sendo instalada”, informou Renan Filho.
Com investimento de mais de R$ 153 milhões, a obra vai beneficiar 327 mil habitantes da região, melhorando o fluxo de mercadorias e de viajantes, além de aproximar por via rodoviária o Maranhão e o Piauí.
Com obra de infraestrutura de transporte, que põe fim a uma espera de 50 anos, o Maranhão avança em mobilidade urbana, segurança viária e desenvolvimento para a população.
Inclusão social e cidadania
Na quarta-feira (24), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, esteve em São Luís onde anunciou políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, em reforço ao trabalho já realizado no Estado. Na ocasião, o Governo do Maranhão aderiu ao novo Plano Viver sem Limite. O termo de adesão foi assinado pelo governador Carlos Brandão durante a abertura da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Luís.
O ministro Silvio Almeida destacou que o Maranhão já tem grandes iniciativas na área e que partir da assinatura deste termo o trabalho será fortalecido com a integração da União com o governo estadual. “Com isso as pessoas com deficiência terão acesso aos direitos humanos e políticas de inclusão no estado”, assinalou.
Sonho da casa própria
Na terça-feira (23), foi a vez do ministro das Cidades, Jader Filho, visitar o estado para realizar o sonho da casa própria para 868 famílias no município de Chapadinha, com a entrega dos Residenciais Renascer I e II. As casas foram construídas a partir do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
O ministro Jader Filho aproveitou a oportunidade para falar de novos investimentos que o Maranhão receberá. “Nós também fizemos a nova seleção para o Minha Casa, Minha Vida e o Maranhão não poderia deixar de ser atendido, são mais de 20 mil novas unidades só para o estado do Maranhão”, declarou.
Moradores de Chapadinha relataram como a parceria entre o Governo do Maranhão e a União tem transformado vidas no estado.
“Eu me separei e não tinha onde morar. Entrei em acordo com meu ex-marido e fiquei morando na casa da mãe dele. Sempre foi meu sonho ter a minha casa para morar com os meus filhos. Eu tinha esperança de Deus me abençoar e só tenho a agradecer por receber esta casa, primeiramente a Deus e depois ao presidente Lula e ao governador Brandão”, comentou Solange Rodrigues da Silva, que trabalha como manicure e também recebe o Bolsa Família, o que auxilia no sustento dos seus três filhos.
Sentimento semelhante foi manifestado pelo aposentado João Batista dos Santos, que definiu a entrega como um presente para toda a vida. “Eu agradeço muito a Deus. É um presente para toda a vida”, afirmou.
Combate ao analfabetismo
A semana começou com ações na área da educação. Na segunda-feira (22), em São Luís, o governador Carlos Brandão assinou a adesão do Maranhão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, que esteve representado pelo diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Lourival José Martins Filho.
O objetivo é superar o analfabetismo de crianças, jovens com 15 anos ou mais. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada conta com a adesão dos 217 municípios do Maranhão. A primeira etapa do programa vai contemplar 20 cidades.