O governo federal publicou um alerta de que páginas falsas na internet estão cobrando valores indevidos para inscrição no Pé-de-Meia. O programa, que combate a evasão escolar, não requer cadastro ou inscrição dos beneficiários, no entanto. Nem cobra taxa para isso.
Uma dica para identificar páginas falsas é olhar o endereço eletrônico delas. Sites oficiais de órgãos do Governo Federal geralmente terminam com “.gov.br”, e esses sites de golpistas não conseguem o domínio. Então, os sites terminam com “.com”, “.com.br” ou outros textos.
As ciladas aparecem até mesmo como resultados patrocinados em sites de buscas como o Google. Ao contrário do que os golpistas informam, no entanto, a habilitação de um estudante ao programa é feita automaticamente, mediante cruzamento de dados transmitidos pelas instituições de ensino das redes públicas sobre seus alunos e informações do Bolsa Família. Isto porque os beneficiários devem ser jovens, entre 14 e 24 anos, com CPF, integrantes de famílias inscritas no Programa Bolsa Família.