Dr. Érico Cantanhede recebe título de cidadão ludovicense da Câmara

Em reconhecimento aos serviços prestados na área médica na capital maranhense, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) entregou em sessão solene, na tarde desta quarta-feira (12), o Título de Cidadão Ludovicense ao médico Érico Britto Cantanhede, natural de Pedreiras (MA).

A cerimônia foi conduzida pelo vereador Álvaro Pires (PMN), autor da proposição que originou a solenidade. No ato, o parlamentar destacou os relevantes serviços prestados pelo homenageado na área da saúde na cidade, em especial na área de cirurgia.

“Essa iniciativa é uma forma justa de reconhecer o trabalho do Dr. Érico Cantanhede, uma figura notável na área da medicina, com vasta experiência e qualificações que o tornam um líder e representante acadêmico e profissional. Essa homenagem é mais do que justa. Fico muito honrado em poder contemplar o amigo com o Título de Cidadão Ludovicense em reconhecimento à sua relevante contribuição para São Luís”, declarou o vereador.

A esposa do homenageado, a senhora Keila Matos Cantanhede, usou a tribuna para agradecer a honraria  ao marido. “Só temos a agradecer, pois essa é uma justa homenagem a um pedreirense de nascença, mas que se tornou um ludovicense de coração”, frisou.


Muito emocionado, Dr. Érico agradeceu ao vereador Álvaro Pires pela honraria e estendeu a homenagem aos pacientes atendidos mensalmente, bem como a todos os servidores do Hospital Socorrão I, onde presta serviços.

“Estou muito feliz e grato por essa homenagem. É uma grande honra receber esse reconhecimento tornando-me filho de São Luís, um cidadão ludovicense, pelos serviços que presto a este cidade ao longo da minha carreira na medicina,” declarou o homenageado.

Estiveram presentes na solenidade colegas de trabalho e de profissão, bem como amigos e familiares do agraciado.

Quem é ele? 

Érico Britto Cantanhede é natural de Pedreiras (MA). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especializou-se em Cirurgia Geral, pelo Hospital Universitário Presidente Dutra (MA). É mestre em Biologia Parasitária pela Universidade UNICEUMA e Doutor Honoris Causa em Saúde Pública pela Universidade Emill Bruner (Flórida – EUA).

Dr. Érico Cantanhede trabalhou como médico cirurgião em todos os grandes hospitais particulares de São Luís, e como médico cirurgião plantonista nos hospitais regionais de Peritoró, Pinheiro e Pedreiras. Como empresário da área da saúde, é sócio proprietário da clínica Gastro São Luís.

É médico concursado do Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís, onde exerceu os cargos de Coordenador da Cirurgia Geral, Coordenador da Clínica Cirúrgica, Diretor Geral, e atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico. É também ex-presidente e fundador da Comissão de Ética Médica desse hospital.

O homenageado é, ainda, ex-membro da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Maranhão (SINDMED-MA) e ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM MA). Fundou e foi presidente da Associação dos Médicos do Socorrão I e II (AMESS), por dois mandatos, destacando-se na luta por melhorias no atendimento da saúde pública do estado e da capital.

Érico Cantanhede é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), considerado como a maior entidade cirúrgica da América Latina; membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES); e, membro imortal da Academia Ateniense de Letras e Artes (ATHEART).

No campo acadêmico, o médico foi professor do curso de Medicina do UNICEUMA. Atualmente, é preceptor da Residência de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Presidente Dutra no hospital Municipal Djalma Marques e preceptor do Internato de Medicina da UFMA em Pinheiro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x