Alema sedia lançamento do Instituto Jornalista Luiz Pedro voltado a estudos e difusão de políticas públicas

A entidade congrega pessoas de diferentes áreas de atuação, como pesquisadores, educadores populares, estudantes, jornalistas que desenvolvem atividades socioculturais e ambientais

Os deputados Leandro Bello (Podemos) e Dra. Viviane (PDT) prestigiaram, na tarde desta quarta-feira (23), no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia, o lançamento do Instituto Jornalista Luiz Pedro. Participaram do evento diversas autoridades, dentre elas o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gérson Pinheiro; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira; os ex-deputados federais Julião Amin e Haroldo Saboia; a ex-deputada Helena Heluy; o ex-vice-prefeito de São Luís, Abdalla Aziz Santos; o presidente do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, Francimar Melo; e a viúva do jornalista, Joelma Maria Bezerra e Silva.

A entidade congrega pessoas de diferentes áreas de atuação, como pesquisadores, educadores populares, estudantes, jornalistas que desenvolvem atividades voltadas ao desenvolvimento sociocultural e ambiental.

Na ocasião, o deputado Leandro Bello disse que é uma homenagem mais do que justa ao jornalista e militante político Luiz Pedro. “Ele é merecedor desse reconhecimento. Sempre ao lado do Dr. Jackson Lago, muito fez pelo Maranhão. Fazemos aqui, hoje, uma pequena homenagem em agradecimento à contribuição que ele deu ao nosso Estado”, frisou.

A deputada Dra. Vivianne também lembrou dos feitos do ex-deputado. “Muito importante esse reconhecimento à luta do jornalista Luiz Pedro. Esse instituto vai manter vivo seu legado e, com certeza, contribuir para o avanço das lutas sociais no Maranhão. Estão de parabéns seus idealizadores”, destacou a parlamentar.

Deputados Leandro Bello e Dra. Vivianne e outras autoridades participaram do lançamento do Instituto

Segundo o presidente do Instituto Jornalista Luiz Pedro, José Costa Ferreira, a iniciativa nasce com o compromisso de apoiar e difundir a implementação de políticas públicas, com o diferencial de contribuir para a participação da população no acesso e no reconhecimento de direitos sociais.

“A ação desse instituto será marcada pela promoção do voluntariado, pela luta por garantia de segurança alimentar e nutricional e pela defesa e conservação do meio ambiente”, ressaltou José Costa.

Missão

O Instituto Luiz Pedro tem como missão contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural do Brasil, priorizando a intervenção na realidade do Estado do Maranhão, por meio da promoção de atividades voltadas à produção e à socialização de conhecimentos destinados à garantia dos direitos humanos, do acesso às políticas públicas, na perspectiva de reduzir as desigualdades sociais.

Diretoria

A primeira diretoria da entidade está constituída da seguinte forma: José Ferreira Costa (Presidente), Berenice Gomes da Silva (vice-presidente), Cássio Oliveira Bezerra Neto (secretário), Wellington Salmito de Araújo (primeiro-tesoureiro). Conselho Fiscal: Kenya dos Santos Silva, Magda Aparecida Gonçalves e João Torres de Melo Saboia Neto.

Jornalista Luiz Pedro

O jornalista cearense Luiz Pedro chegou ao Maranhão em 1970. Foi deputado estadual em dois mandatos, sendo um pelo MDB (1982) e outro pelo PDT (2003). Foi editor, colunista e esteve envolvido na luta popular, participando ativamente na vida pública. Ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Luís e no Governo do Estado, assumindo também a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Luiz Pedro participou de programas de debate e foi colunista no Jornal Brasil Popular. Muito ativo nas lutas sociais, ele fundou e coordenou o cursinho popular intitulado “De Boas – Arte, Cultura e Educação Popular”. Ele Faleceu em 2021, em São Luís.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x