AL

Adeptos da religião de matriz africana reunidos para celebrar D. Luís Rei de França e os 411 anos de São Luís

Considerado o evento religioso mais tradicional do mês de setembro, a Procissão dos Orixás promete atrair centenas de seguidores de religiões de matriz africana à Praça Dom Pedro II, nesta sexta-feira (8), dia em que São Luís completa 411 anos. O cortejo, que irá percorrer várias ruas do Centro Histórico, acontece há mais de seis décadas na capital.

O evento, sob a batuta do vereador Astro de Ogum(PcdoB), decano do Parlamento Ludovicense, é organizado pela Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão (FUCABMA) com o apoio da Prefeitura de São Luís.
“A Procissão dos Orixás acontece há várias décadas. Sob a minha coordenação já tem mais de 40 anos. E nessa data, além de Luís, Grande Delfim de Bourbon, filho do Rei da França Luís IV, aproveitamos para reunir o povo de santo não só da Grande Ilha, mas de diversos municípios do estado do Maranhão, para saudar, também, os 411 anos de São Luís”, explicou Astro de Ogum.

A procissão terá início às 17h30, com saída da Praça Dom Pedro II em direção à Igreja do Desterro, percorrendo várias ruas do Centro Histórico de São Luís. Na ocasião, todos os presentes estarão reunidos com o mesmo objetivo: agradecer aos orixás.

Durante o cortejo, que terá como percurso as ruas dos Afogados, Egito e Palma, até chegarem ao Largo do Desterro, muitos pais e mães de Santo, dentre os demais seguidores, irão entoar cânticos e carregar balões branco em sinônimo de paz, alvo de um dos principais pedidos, assim como saúde e tolerância às religiões de matriz africana, necessárias para que todos possam se manifestar religiosamente sem que sejam julgados por pessoas de crenças diferentes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x