SEMED de Paço do Lumiar realiza avaliações formativas de olho no IDEB

SEMED de Paço do Lumiar realiza avaliações formativas de olho no IDEB Funcionando como indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação, um bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o almejado pelos educadores seja das escolas públicas ou privadas. Em Paço do Lumiar o cenário não é diferente, razão pela qual a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza, de 3 a 5, as Avaliações Formativas com os alunos do 2º e 5º ano.

Os estudantes estão realizando provas das disciplinas de língua portuguesa e matemática do programa “Libertar pelo Saber”. O material pedagógico é disponibilizado pela Semed, que busca prepará-los para a prova nacional do IDEB.

As avaliações possibilitam ainda medir as capacidades dos educandos e também permitem o planejamento de políticas públicas educacionais e ações pedagógicas. A partir dos indicadores gerados após o resultado, será possível que as escolas, equipes pedagógicas e docentes melhorem o olhar sobre seus discentes, entendam suas reais necessidades e adotem contramedidas de recuperação de aprendizagem para os que mais necessitarem.

“Com as avaliações, podemos identificar as habilidades e competências de nossos alunos em cada ano de escolaridade”, disse a secretária de educação, Yanne Pessoa. Os resultados também oferecem um norte e uma orientação para o trabalho pedagógico, pois assim é possível melhorar o aprendizado do aluno e o desempenho do professor.

“Serve para revermos nossas práticas e priorizarmos melhorias nas principais dificuldades dos alunos. Com isso, nós atingimos o nosso objetivo maior, que é melhorar a qualidade de ensino municipal de nossos estudantes”, finalizou a Gestora adjunta Sonha Rodrigues, da UEB Liberalino de Jesus Pereira.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x