A atração principal, o cantor Fernando de Iemanjá, animará “o encontro de Religiões de Matriz Africana” que acontecerá logo mais às 19h, com o seu “Samba de Terreiro!”, em palco montado na Praça da Luz, na sede do município. Esta será a segunda noite de atrações, após a abertura da programação cultural feita pela Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), na noite de ontem, com a Banda Som & Louvor e o grupo Marcados.
De acordo com a organização a cargo da Secretaria de Cultura (SEMCEL), e apoio e mobilização da Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Divisão de Igualdade Étnico-Racial e Crença da SEMDHU, o evento será uma verdadeira festa onde diferentes tradições de matriz africana se confraternizarão e dialogarão, tendo como pano de fundo as comemorações do aniversário.
“É um momento de união e harmonia que reafirma o compromisso da gestão com a valorização de suas raízes e da diversidade de seu povo”, disse Hélica Silva, secretária responsável pela pasta dos Direitos Humanos, em Paço do Lumiar.
“Todos estão convidados a participar, conhecer mais sobre a religião e entender sobre as tradições, cultura e a espiritualidade que fazem parte da identidade dos povos de Terreiro”, completou a chefe de Divisão da Coordenação Sócio Inclusiva, Ethinália Soares.
Para a prefeita Paula Azevedo, a pluralidade das manifestações e atrações propostas para abrilhantar o aniversário da cidade revelam e reforçam o caráter cívico-democrático da festa.
“As programações, sejam elas durante o dia ou noite, demonstram o lado democrático da festa de todos e para todos os luminenses”, resumiu a prefeita.