Mais de 12 milhões de doses da vacina mais recente contra a Covid-19 estão previstas para chegar aos postos de saúde nos próximos dias. A compra foi realizada pelo Ministério da Saúde por meio de uma licitação emergencial, resultando em uma economia significativa de R$ 100 milhões. O governo destacou que essa medida possibilitou a competição entre fornecedores. A imunização pode prevenir casos graves e fatais causados pela doença.
De acordo com a pasta, alguns municípios podem estar sem estoque, mas a maior parte das redes de saúde dos estados ainda tem doses da Coronavac e da Pfizer, para adultos que precisam completar o esquema vacinal. O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as formas graves da doença.
Além disso, a rede continua abastecida com as vacinas para o público infantil que, segundo o ministério, é um público prioritário em razão da baixa cobertura vacinal. Entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% receberam as três doses do imunizante.
No Brasil, as vacinas contra covid-19 são recomendadas para a população geral a partir dos 6 meses de idade. O esquema vacinal primário é de pelo menos duas doses.