Mulher multifacetada, Rose Castro Radialista é pré-candidata a vereadora por São Luís

A jornalista e radialista Rose Castro, é pré-candidata a vereadora por São Luís, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Mulher cristã, preta, ativista social, e da periferia”, é assim que ela se define.
A comunicadora, coloca-se à disposição da cidade pela primeira vez e deve ter seu nome homologado como candidata após a convenção do seu partido.

Moradora da área Itaqui-Bacanga, a radialista tem grande experiência, em pleitos eleitorais, como coordenadora de campanhas, como ela mesma afirma, “Já ajudei eleger, de vereador à presidente. Então, já tenho experiência na prática das campanhas eleitorais. Agora quero testar meu nome nas urnas”, explicou.

Conheça a trajetória de lutas dessa guerreira, filha de São Luís.
Começou no rádio em 2006, ao lado de Helena Leite na Rádio Capital, fazendo o programa de cultura popular, o Show da Capital, nas tardes da emissora. Paralelamente foi repórter e apresentadora de politica ao lado do saudoso jornalista Djalma Rodrigues, no programa Notícias da Capital de segunda à sexta, e aos domingos no programa Redação 1180, iniciando ali a sua carreira como apresentadora de programas de entrevistas e repórter política.
 Atuou no jornalismo impresso na área Itaqui-Bacanga, na qual foi proprietária do jornal Novo Jornal Ibacanga (impresso); do primeiro portal de noticias da área ltaqui-Bacanga o Primeiro Portal lbacanga; do jornal, O ltaqui Notícias (impresso) e do site: oitaqui.com.br; respectivamente.
Atuou na TV Guará, na Rádio Capital AM e Rádio Difusora AM, Rádio União FM no município de Raposa MA, Rádio Bacanga FM, Radio Ilha do Amor FM e Radio Timbira AM.
Mulher multifacetada
 
Primeira DJ de Reggae do Maranhão Rose Black – paralelamente, ao rádio, Rose Castro, iniciou sua trajetória como DJ de reggae, como Rose Black. Começou em 2006 ao lado de Valmarley Pinto, no programa Disco Reggae, na radio Bacanga FM. Como manda a regra no reggae, Rose rapidamente, foi batizada de “Black”, e o apelido pegou. Começou a se interessar por radiolas, teve aulas com um amigo Dj, logo começou a tocar na área Itaqui-Bacanga, no Eventus Bar de propriedade de Wagner Eventus, na radiola Unida do Som, ao lado dos Dj Walterney e Vavá Hoots, por lá, fez várias apresentações.
Então, Rose Black gravou seu primeiro DVD no Eventus Bar, (conteúdo existe até hoje) com a apresentação do comunicador Luís Fernando (à época Itamaraty) tornando-se a primeira Dj de Reggae maranhense. Gravou duas músicas (reggae versões que ela mesma fez as letras) gravou no estúdio do Cantor Well Marx no São Francisco, gravou dois DVDs.

Tocou em várias radiolas grandes de São Luís como: Estrela do Som, Black Power, FM Natty Naytson e chegou a tocar no Espaço Aberto, participações rápidas, era uma novidade, e nas festas que ela estava sempre a descobriam e pediam pra ela tocar. Em São Luís, fez mais apresentações no Eventus Bar na área Itaqui-Bacanga, localizado no bairro São Raimundo e no Bar do Júnior Black na Jordoa, o Kingston 777. Fez várias apresentações em festas, até mesmo em Manaus, uma ponte aérea feita pela iniciativa do Dj Junior Marley.

Em 2007 já na Rádio llha do Amor FM na Cohab, veio a gravar o segundo DVD, ao lado de Rose Valença, no Bar Ritmo da llha, no São Cristovão, a cantora de grande sucesso, foi descoberta pela radialista, e contratada por Luzico da ltamaraty (o fato gerou polêmica por que o empresário em cima da hora contratou e não queria deixar a cantora se apresentar ao lado da Dj que a descobriu, (era uma parceria para a gravação do DVD). Mas após uma negociação entre Rose e o saudoso Luzico, a cantora foi à casa de eventos e as duas se apresentaram juntas).

 A radialista, descobriu a cantora através de suas músicas tocadas no seu programa “Deu a Louka na lha, programa de grande sucesso na rádio Ilha do Amor, na região da Cohab Anil. Infelizmente, esse material foi extraviado pela pessoa que gravou o DVD restando apenas algumas fotos.
Resgate da Audiência da Rádio Difusora AM (A Poderosa)

Desde 2006 no rádio maranhense Rose Castro é referência na área da comunicação radiofônica em São Luís, passando por várias emissoras AMs e FMs da capital. Uma das contribuições mais marcantes na sua carreira foi o resgate do público ouvinte da Rádio Difusora AM, (A Poderosa).

Quando a meia-noite do dia 5 de junho de 2011, após 14 anos de transmissão dos cultos da lgreja Universal, a Rádio Difusora AM emissora do Sistema Difusora de Comunicação, começou a tocar músicas e anunciar a estreia de sua nova programação (que iria ao ar em outubro daquele ano). Voltando a brigar pela audiência com as suas concorrentes, Mirante AM, Rádio Educadora e Rádio São Luís AM. Um dos programas de maior audiência ao retomar a programação foi o Maranhão Cultural, comandado pela radialista Rose Castro.
 Após quatro meses no ar com o apoio da coordenação da emissora (diretora Rose Costa) a comunicadora, montou uma grande equipe, e levou a emissora e sua programação para Passarela do Samba, transmitindo durante cinco dias ininterruptos os desfiles das escolas de sambas e blocos em uma grande festa do Carnaval e do rádio maranhense. E lá estava o Camarote da Difusora AM, de volta entre as concorrentes, Radio Capital, Rádio Educadora e Mirante AM, dando um show de transmissão e retomando de vez o seu lugar, no coração dos ouvintes.

Programa Maranhão Cultural 

A equipe do Maranhão Cultural era formada por mais de 15 pessoas, entre técnicos sonoplastas e comunicadores. Um marco para a radiofonia maranhense. Era formada por Antônio Moreno, Tony Matos, Roberto Nilton, Ray Araujo, Magno Silva, (ex-gerente operacional da Difusora AM e atualmente na Nova FM), Renë Drumond (na técnica, TV Difusora), entre outros profissionais.
Ativista social e defensora das mulheres
A jornalista é membro da  União de Negros pela lgualdade (UNEGRO) e da Uniäo Brasileira de Mulheres (UBM). E idealizadora da “Campanha Doe Um Brinquedo Ganhe Um Sorriso, além de outras campanhas de cunho social, como o carro solidário (doação de cestas básicas para famílias carentes, durante a pandemia), campanhas de doações de cadeiras de rodas e próteses para pessoas carentes.
Reconhecimento na Câmara Municipal de São Luís

Medalha “Simão Estácio da Silveira”, Rose Castro, foi homenageada com a outorga da Comenda do Mérito Legislativo Simão Estácio da Silveira, maior honraria concedida pela Câmara Municipal de São Luís. Uma merecida homenagem que teve a indicação do Vereador Joãozinho Freitas (PTB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados nas áreas da comunicação, social e de interesse público.

Prêmio Carpe Diem 
Foi homenageada como revelação pela apresentação do programa veiculado na TV São Luís canal 8 Patrulha da Mulher, destaque na imprensa local. O prêmio é uma iniciativa do colunista social William Santos, e tem como foco principal o reconhecimento, pela responsabilidade social, cultural, empresarial e promoção de serviços prestados para a sociedade ludovicense.

Na TV São Luís canal 8, do Grupo Zildene Falcão, teve dois programas inicialmente, o Patrulha da Mulher, e posteriormente, o programa da Rose Castro.

Pioneira na área Itaqui-Bacanga
TV Itaqui-Bacanga, criada em 2013 pela jornalista, a Web TV Itaqui-Bacanga, é um marco na comunicação popular e pioneira, fazendo o jornalismo na área ltaqui-Bacanga, algo que a maioria dos municípios maranhenses ainda não tem, uma TV própria para produção e veiculação de conteúdo local.
Pioneira na blogosfera  

Rose também está na Blogosfera maranhense com o Blog da Rose Castro, um dos primeiros blogs femininos (sobre politica) do Maranhão no ar desde 2011 em (rosecastro.com.br).

Vida Cristã  
 
Rose Castro aceitou Jesus em 2019, atualmente é diaconisa e dirigente do Circulo de Oração na Igreja em que se congrega, Ministério Jesus é Vida. Atualmente, faz pregações e palestras nas igrejas.

Um ideal para São Luís e área Itaqui-Bacanga

Uma cidade limpa, com serviço público de qualidade e dignidade para se viver. Para a sua região, um grande Centro Educacional, esportivo e cultural para atender os jovens e suas famílias, com educação, esporte, lazer e cultura, em tempo integral e de forma gratuita, que inclua toda a família, da criança ao idoso.

Deixe um comentário