MJSP reúne profissionais de todo o país para fortalecer gestão e integração de dados em segurança pública

Evento on-line contou com mais de mil acessos e teve o objetivo de garantir que os gestores locais adquiram habilidades necessárias para acessar o Sinesp Infoseg de forma qualificada

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promoveu, nesta quarta-feira (17), o I Webinário do Sinesp Infoseg, com o objetivo de aprimorar a gestão e nivelar o conhecimento entre os profissionais de segurança pública. Por meio de ações estruturadas, o evento apresentou inovações, tirou dúvidas e garantiu que os agentes adquiram habilidades necessárias para acessar a ferramenta de forma qualificada.

O público-alvo foram os profissionais de órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e de órgãos não integrantes, mas que possuem Termo de Adesão firmado com o MJSP. Esta edição contou com a participação de mais de mil acessos, de profissionais de 760 órgãos de todos os estados e o Distrito Federal, na modalidade on-line. A iniciativa foi articulada pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI).

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, deu início aos trabalhos enfatizando que “é importante a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estar alinhada com as unidades federativas e com os demais órgãos públicos no aprimoramento e aperfeiçoamento da ferramenta, pois com o Sinesp Infoseg é possível trabalhar políticas públicas que beneficiam toda a sociedade”.

Para a diretora da DGI, Vanessa Fusco, é fundamental ouvir os participantes, para assim qualificar os gestores locais da ferramenta. “A integração permitirá a continuidade da inserção das informações na plataforma. E é essa entrega é que vai possibilitar que tenhamos uma segurança pública mais forte e eficiente”, ressaltou.

Durante o evento, foi instituída a Rede de Gestão Integrada do Sinesp Infoseg, um espaço on-line com os servidores responsáveis por gerenciar o cadastro de usuários locais dos órgãos. A Rede visa otimizar a comunicação institucional, nivelar o conhecimento sobre fluxos e procedimentos e garantir a melhor utilização da ferramenta. Serão realizadas reuniões periódicas e interações para orientações e esclarecimentos.

Sinesp Infoseg

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) foi instituído pela Lei 13.675/2018, que possui uma plataforma tecnológica com várias soluções, dentre elas, o Infoseg e é considerado instrumento fundamental para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Trata-se de um sistema federal de segurança pública, que reúne informações sigilosas e é de uso restrito, que propicia agilidade na busca de informações sobre pessoas desaparecidas, ocorrências na Polícia e na base de dados da Receita Federal, verificar buscas nacionais por mandados de prisão, acesso aos dados sobre armas e veículos, entre outros. Poderá gerar, também, relatórios e ter acesso ao painel de buscas das bases integradas das forças de segurança.

A solução possui perfis exclusivos para as forças policiais e o cadastro do usuário necessita ser aprovado pela gerência imediata, pois exibe diagnósticos sobre criminalidade. Esses processos de consultas têm a finalidade de auxiliar os agentes de segurança pública com pesquisas inteligentes. Os agentes de segurança pública contam acesso imediato e seguro a dados e informações de múltiplas fontes e órgãos. Os pedidos de acesso podem ser realizados pelo e-mail: [email protected].

Deixe um comentário