Iphan realiza Oficina de Bordado de Indumentária de Bumba meu boi em Rosário (MA)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá a “Oficina de Bordado de Indumentária de Bumba meu boi” em Rosário, na Região do Munim, no Maranhão. O evento está agendado para ocorrer até o dia 8 de dezembro, das 14h às 18h, no Centro de Revitalização da RFFSA (Biblioteca), com uma carga horária de 20 horas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rosário, a iniciativa também contemplará a entrega de certificados aos participantes que atingirem 100% de participação nas aulas. 

Destinada a membros de grupos de Bumba meu boi, a oficina capacitará os participantes a bordar peças da indumentária característica dos Bois do sotaque de orquestra, da região do Munim. Além disso, a oficina visa estimular grupos locais a usarem o bordado em suas indumentárias, contribuindo para a valorização e preservação desse aspecto essencial do Bumba meu boi, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011 e, posteriormente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019. 

No âmbito da salvaguarda, a oficina contribui significativamente para a continuidade de grupos que enfrentam dificuldades para a sua manutenção, além de fortalecer identidades e o desenvolvimento socioeconômico local, ao formar novos artesãos, fomentando a riqueza cultural da Região do Munim. 

A ação está alinhada com o compromisso do Iphan junto à Unesco e aos planos estratégicos da instituição. Está vinculada a metas nacionais de cultura, a planos plurianuais e ao planejamento estratégico do Iphan. 

SERVIÇO 

Oficina de Bordado de Indumentária de Bumba meu boi na Região do Munim, Maranhão
Quando: 4 a 8 de dezembro, das 14h às 18h
Onde: Centro de Revitalização da RFFSA (Biblioteca), em Rosário (MA) 

Mais informações para a imprensa

comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x