AL

Governo federal terá ‘Enem’ para concurso público já em 2024, com provas em 179 cidades

O governo federal vai lançar uma prova nacional, unificando os concursos públicos na esfera federal, uma espécie de “Enem dos concursos”. Chamado de Concurso Nacional Unificado, o modelo desenhado pelo Ministério da Gestão tem como objetivo facilitar o acesso da população às provas, inclusive nos municípios do interior.

A proposta está sendo apresentada aos ministérios na Esplanada nesta sexta-feira, e cada pasta poderá decidir se prefere aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. Se todos aderirem, a previsão é que 7.826 vagas sejam preenchidas nesse formato em 2024.

A primeira prova deverá ser realizada em 25 de fevereiro, com o lançamento do edital no fim deste ano. A estreia será em 179 municípios, sendo 39 na região Norte; 50, Nordeste; 18 no Centro-Oeste; 49 no Sudeste, e 23, Sul.

Segundo o Ministério, as vagas estão autorizadas para as seguintes áreas: administração e finanças públicas (580); setores econômico, infraestrutura e Regulação (1.115); Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (1.040); Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (1.194); Saúde, Justiça e políticas sociais (1.470); Trabalho e Previdência (940), dados, tecnologia e informação pública (895) e nível intermediário 692.

As vagas serão agrupadas por carreiras em blocos: os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma prova, por exemplo. Já os candidatos para administração e finanças, outra. Todas elas serão realizadas no mesmo dia.

Veja abaixo a divisão de municípios por regiões:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x