Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão

O projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão, será realizado dia 27 de agosto de 2022 a partir das 19h na Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras em Itapecuru Mirim e tem como objetivo dar continuidade ao primeiro evento já realizado pelo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito no povoado quilombola de Santa Rita, localizada no município de Bequimão, no ano de 2020, pela Lei Aldir Blanc Maranhão.

A ideia visa fortalecer, incentivar e valorizar estas manifestações culturais, manter viva as tradições dessas comunidades que ao longo dos anos seus descendentes lutam para preservar a memória de seus ancestrais e repassar os mesmos valores para as gerações futuras.

De acordo com Adriano Andrade, representante do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito, a intenção é proporcionar a comunidade atendida pelo projeto, atividades artísticas, culturais e sociais, além de reconhecer e divulgar o trabalho dos grupos das comunidades Quilombolas de Itapecuru.

“Queremos estimular o convívio social em torno da cultura, através de diversificada programação prevista no projeto, possibilitando o enriquecimento cultural da comunidade”, destacou.

O estado do Maranhão tem o maior número de comunidades remanescentes de quilombo certificado do Brasil. Estas comunidades são ricas em conhecimento tradicional, portanto a tradição do tambor de crioula é mantida por essas comunidades quilombolas como festejos tradicionais, no pagamento de promessas e nos encontros comunitários ou onde for chamado.

“Temos visto e acompanhado nos últimos anos, as dificuldades que os grupos de tambor de crioula do município encontram, que por falta de apoio, realizam suas atividades culturais com dificuldades. Então a ideia surgiu como estratégia de fortalecer e incentivar estas manifestações culturais, congregando estes grupos e fortalecendo ainda mais este bem cultural”, pontuou Adriano.

SOBRE O TAMBOR DE CRIOULA BRINQUEDO DE SÃO BENEDITO

Criado, em 1970, na cidade de Cajapió, como promessa de Raimundo Fonseca, e passado para as mãos de sua filha, Maria da Conceição Fonseca, na década de 1980, o Brinquedo de São Benedito tem sede atualmente, em São Luís, no bairro Bom Jesus. Coordenado, por Adriano Andrade, a brincadeira mantém o legado deixado pela família Fonseca e a tradição dos tambozeiros da Baixada Maranhense.

O grupo já foi selecionado em diversos editais culturais, a nível, municipal, estadual e federal como: Pátio Aberto; Conexão Cultural, Fomento de Culturas – Lei Aldir Blanc, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão e Secretaria de Cultura de São Luís. O grupo concorreu nacionalmente e foi selecionado pela Funarte com o Prêmio Funarte RespirArte em 2020, Instituto Vale Cultural/ Ministério do Turismo em 2020 e pelo Banco da Amazônia/ Ministério da Economia em 2021 com o Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão.

Serviço
Nome do projeto: Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão
Local do Evento: Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras em Itapecuru Mirim
Data: 27 de agosto de 2022 a partir das 19h
Grupos Participantes: Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito de São Luís, Tambor de São Benedito do Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, Tambor de Crioula de São Benedito do Quilombo Canta Galo, Tambor de Crioula Clube de Mães do Quilombo Pedrinhas.
Patrocínio: Banco da Amazônia e Ministério da Economia
Realização: Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x