A Secretaria de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar – SEMDES – sob a batuta da secretária Suelly Abreu vem realizando um trabalho objetivando, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do município, expandir ações voltadas à pessoa idosa. Além da unidade sede, na Vila Cafeteira, a pasta já abriu três novos núcleos de atividades em cooperação com entidades parceiras.
Recentemente foi aberto um na Vila São José II, e funciona com o apoio da Associação de Moradores do bairro. Outrossim, a SEMDES também já estruturou núcleos de atividades no Alto da Esperança e Mojó.
Buscando avançar mais, a secretária já iniciou tratativas para abrir frentes em três outras localidades – Morada do Bosque, Iguaíba e Jardim Primavera. “Oferecer políticas públicas para a promoção do bem-estar do idoso expressa o compromisso desta gestão com a qualidade de vida dos seus munícipes. Por isso – enquanto gestores – estamos empenhados em alçar tal propósito, já que o envelhecimento é o caminho que será trilhado por todos”, disse a secretária.
Os polos descentralizados do serviço seguem a mesma metodologia, ou seja, os encontros acontecem uma vez por semana e levam em conta a percepção do idoso como um indivíduo em sua totalidade.
O cronograma incluem atividades como: dança, ginástica e sessões de alongamento adequadas e adaptadas para a pessoa idosa. Conta ainda com ações voltadas ao desenvolvimento cognitivo, bem como palestras e manutenção da coordenação motora, por meio de trabalhos artísticos manuais.
“Também estamos contemplando o acompanhamento com alguns serviços em saúde e a promoção do lazer, por meio de passeios em roteiros culturais”, listou a coordenadora do Departamento de Proteção Básica da SEMDES, Gilzete Ribeiro, que finalizou enfatizando que a transversalidade dos serviços fica por conta de parcerias com outras secretarias, a exemplo da Saúde (SEMUS) e Direitos Humanos (SEMDHU).