A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico sobre o aumento do risco de surtos de dengue nas Américas, devido à crescente circulação do sorotipo DENV-3 em vários países da região. A organização enfatiza a necessidade de os países estarem em alerta e reforçarem medidas de prevenção, vigilância, diagnóstico precoce e atenção médica para enfrentar um possível aumento de casos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O sorotipo DENV-3 foi detectado em várias nações das Américas, como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru. Em 2024, a Argentina anunciou a detecção desse sorotipo em seu território, indicando sua introdução no país. No mesmo período, Brasil e Colômbia observaram um crescimento nos casos ligados ao DENV-3, especialmente entre crianças, e essa variante foi identificada em outras partes da América Central e do Caribe.
O alerta da Organização Mundial de Saúde, destaca a importância de medidas preventivas e de vigilância para conter a disseminação do DENV-3 e proteger a saúde pública nas Américas.