Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são alvo de um novo tipo de golpe: envio de mensagens de texto em nome da Previdência Social afirmando que o segurado precisa fazer prova de vida para evitar o bloqueio do benefício. Em comunicado, a autarquia esclareceu que essa prática é golpe.
Os fraudadores, inclusive, orientam os beneficiários a contatarem o número falso 4XXX2266. De acordo com o INSS, seus servidores não solicitam dados e fotos dos beneficiários e segurados. De acordo com o instituto, somente é feito a conferência de documento de identificação com foto em comprovação de vínculo e de endereços, além de checagem de irregularidades.
Nesses casos, a orientação é que o usuário ligue para a central de teleatendimento 135, informando o nome completo e a matrícula do suposto servidor para confirmar seu vínculo com o INSS.
Vale destacar que, ao longo do ano passado, o INSS já havia denunciado um falso servidor que usava crachá falso para ir na casa dos beneficiários, alegando faria prova de vida presencial.
“Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS”, orienta Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
O que é prova da vida?
Esse procedimento é realizado periodicamente para comprovar a vida de pessoas que recebem um benefício do INSS. Dessa forma, o beneficiário evita que o pagamento seja bloqueado.
Como funciona a prova de vida?
A partir de 2024, a prova de vida deixou de ser realizada de forma obrigatória no mês de aniversário do beneficiário. O novo modelo utiliza bases de dados governamentais para verificar se a pessoa está viva. Basta que o cidadão interaja com serviços públicos ou privados, como:
- Sacar o benefício com biometria no banco;
- Realizar uma consulta médica pelo SUS;
- Atualizar o Cadastro Único;
- Renovar a CNH ou emitir passaporte.
Se essas interações forem registradas, a prova de vida será automaticamente validada. Mas atenção: ainda é possível fazer o procedimento no banco ou pelo aplicativo Meu INSS, caso prefira garantir pessoalmente.
Como saber se minha prova de vida já foi realizada?
A pessoa poderá acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.
Quando a prova de vida não é necessária?
O procedimento não aplica a pessoas que recebem benefícios com duração inferior a um ano, como salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio doença) e seguro-defeso.
Beneficiários há menos de 12 meses também não precisam fazer prova de vida.