A ação visa fortalecer as políticas públicas estaduais de regularização fundiária no território maranhense, e é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Maranhão, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), a Prefeitura Municipal de Colinas e o Cartório de Registro de Imóveis do município.
“Hoje é um dia de muita alegria e ao mesmo tempo muita emoção. Entregamos o título de propriedade para diversas famílias da zona urbana de Colinas, regularizando a situação daquelas pessoas que há décadas aguardam a documentação da sua casa, do seu comércio. Com isso estamos dando segurança jurídica para estas famílias. Já temos um grande trabalho de regularização fundiária no campo em diversas cidades do Maranhão, e agora, aqui em Colinas, estamos iniciando também na zona urbana”, assinalou o governador Carlos Brandão.
Foram beneficiados moradores do bairro Vila Brandão, que receberam os títulos de domínio, atendendo uma demanda histórica dos moradores, que há cerca de 30 anos aguardavam a titularidade dos imóveis de suas propriedades.
A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, destacou a importância de mais esta parceria entre o Município e o Governo do Estado. “Hoje, nós temos a alegria dos moradores da Vila Brandão de terem na mão o documento que comprova que eles são os donos de suas casas. Então, eu agradeço ao Governo do Maranhão por nos ajudar a realizar este sonho. Vamos continuar apoiando as ações do Governo do Estado porque o que conta é a satisfação e a segurança do cidadão”, afirmou.
Nessa primeira etapa, já foram regularizados 1.000 lotes. Dos 330 registros de propriedade entregues, 80% foram classificados como Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), abrangendo uma área de 567.710,71 metros quadrados.
Anderson Ferreira, presidente do Interna, informou que, somente com a ação desta sexta, mais de mil famílias foram beneficiadas. “Agora, estas famílias estão com o seu tão sonhado título de propriedade. E esse trabalho vai continuar, pois, agora, além de entregarmos a regularização fundiária na zona rural, estamos expandindo este trabalho para a zona urbana, porque os moradores da cidade também merecem ter seu direito garantido”, disse.
O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destaca que só na zona rural do estado já foram entregues mais de 10 mil títulos de regularização fundiária, o maior da história do Governo do Maranhão. “Aqui em Colinas estamos dando mais um importante passo para regularização fundiária do estado. O objetivo é chegar a 12 mil títulos na zona urbana em todo estado, fortalecendo o municipalismo”, explicou.
População
Para quem recebeu o título de posse do seu imóvel, o momento é de muita felicidade. É o caso de José Raimundo Pereira, que há 25 anos esperava por esse momento. “Esse dia é uma maravilha. Eu agradeço muito ao Governo do Maranhão. Não tem como explicar o que isso representa na nossa vida. Poder segurar esse documento e poder saber que ninguém vai tirar da gente a casa que a gente construiu com muito esforço”, comentou.
Almerinda Pereira da Costa contou que está feliz não apenas por si, mas por todos os beneficiários. “Não poderia ter acontecido coisa melhor comigo. Saber que agora eu sou proprietária da minha casa. Isso é concretização de um sonho. É felicidade demais. Porque até então a gente não tinha certeza porque não tinha nenhum documento. Só tenho a agradecer ao Governo do Maranhão não apenas por mim, mas por todos nós”, celebrou.
Rodrigo Silva Costa disse que o título chegou em uma hora boa. “É um prazer imenso saber que a gente está recebendo este reconhecimento de que somos os proprietários do terreno onde construímos nossa casa e formamos a nossa família. A gente se sente muito mais honesto. Eu estou muito feliz e grato”, contou.
A entrega dos títulos de propriedade aos moradores da Vila Brandão, em Colinas, integra a agenda municipalista que o governador Carlos Brandão cumpriu em diversas cidades do interior maranhense neste fim de semana.