A Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta segunda-feira (11), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Guia de Turismo. A iniciativa, proposta pelo vereador Dr. Joel (PSD), reuniu profissionais do setor turístico, empresários, pesquisadores, estudantes, turismólogos e representantes de instituições ligadas à atividade, em um momento marcado pelo reconhecimento à importância dos profissionais responsáveis por conectar visitantes à história e à cultura da capital maranhense.
Ao conduzir a solenidade, Dr. Joel ressaltou que os profissionais do turismo exercem uma função que ultrapassa a apresentação de pontos históricos e atrativos naturais, atuando diretamente na construção da memória afetiva de quem visita São Luís.
Segundo o parlamentar, são os guias de turismo que conseguem transformar patrimônio histórico, cultura popular e tradições locais em experiências carregadas de significado, aproximando visitantes da identidade cultural da cidade.
O vereador também destacou que o trabalho desenvolvido pela categoria possui relevância não apenas econômica, mas humana e cultural, especialmente em um período marcado pela superficialidade das relações e pela rapidez com que as pessoas passam pelos lugares sem absorver sua história.
Durante a sessão, o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, afirmou que a homenagem representa um marco para o setor turístico da capital maranhense, destacando que foi a primeira vez que os profissionais da área receberam reconhecimento formal no plenário da Câmara Municipal.
Saulo ressaltou ainda que, desde que assumiu a Secretaria Municipal de Turismo, em 2021, a gestão vem enfrentando desafios para fazer com que as políticas públicas do setor consigam alcançar efetivamente os profissionais ligados à atividade turística.
Em sua avaliação, o crescimento da projeção turística de São Luís em nível nacional e internacional é resultado de uma construção coletiva, envolvendo integração entre poder público, empresários, pesquisadores, guias turísticos e demais segmentos ligados ao turismo.

Outro momento de destaque foi a participação de Janete Chaves, professora do IFMA Campus Centro Histórico, conselheira estadual do Sindicato de Turismo e representante dos profissionais presentes no evento. Com trajetória acadêmica voltada à pesquisa em turismo, ela classificou a solenidade como um momento histórico para a categoria.
Janete também ressaltou “que uma das missões desenvolvidas dentro do Instituto Federal é formar profissionais conscientes da importância social, econômica e cultural do turismo, fortalecendo nos estudantes a compreensão sobre o impacto da atividade para a cidade e para a população”.
A solenidade contou ainda com a participação do guia de turismo André Gutemberg Lessa, que destacou “a importância do reconhecimento institucional à categoria após décadas de atuação profissional em São Luís”.
Outro destaque foi a fala de Amadeu Lisboa, empresário do setor turístico e ex-guia de turismo, que relembrou sua trajetória iniciada ainda na década de 1970, quando começou apresentando aos visitantes “a história de cada cantinho da cidade”. Em sua participação, ele enfatizou o papel desempenhado pelos profissionais da área no acolhimento dos turistas logo na chegada à capital maranhense.
Amadeu também relembrou nomes que ajudaram a construir a trajetória do turismo local, entre eles o saudoso Britão, apontado como uma das grandes referências da atividade turística no Maranhão.
Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Pedro Robson Holanda, defendeu maior valorização dos profissionais do setor e destacou que o retorno cultural, humano e econômico proporcionado pelos guias de turismo supera amplamente o custo operacional da atividade.

A sessão também abriu espaço para debates sobre a legislação municipal relacionada ao turismo. Atendendo reivindicações apresentadas pelos profissionais presentes, Dr. Joel se comprometeu a discutir a revogação ou reformulação da Lei Municipal nº 4.108/2002, apontada como um dos principais pontos de debate envolvendo a fiscalização da atividade turística em São Luís.

